A Secretaria de Estado da Educação ultrapassou a meta inicial estipulada de implantar educação integral em 500 estabelecimentos da rede estadual de educação básica. Neste ano letivo, o Paraná tem 530 escolas com jornada semanal igual ou superior a 35 horas semanais, beneficiando quase 40 mil alunos.

Em 29 escolas, os estudantes terão grade curricular de 45 aulas semanais, o que significa que os alunos terão nove aulas diárias (sete horas e meia de atividade) e ainda o tempo para alimentação. Outros 501 estabelecimentos vão ofertar 35 horas semanais de atividades, que representam três horas diárias a mais para atividades complementares no contraturno escolar.

AMPLIAÇÃO – O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, afirma que a expansão da educação integral é uma das ações mais importantes do governo na área da Educação. “Estamos construindo, reformando e ampliando escolas, contratando mais professores e funcionários e trabalhando na proposta pedagógica. No momento, a prioridade é atender aqueles alunos de família mais vulneráveis”, disse.

A Secretaria adota dois modelos de ampliação de jornada para uma carga horária semanal que pode ser igual ou superior a 35 horas. O primeiro separa as disciplinas da Base Nacional Curricular e as atividades complementares em turno e contraturno. Nessas características, o Paraná possui 110 escolas no Programa Estadual de Atividades Complementares Curriculares Permanentes e 391 escolas que participam do Programa Mais Educação, do Governo Federal.

O segundo modelo, que corresponde às 29 escolas com grade curricular de 45 aulas semanais, trabalha com um currículo de turno único, no qual as disciplinas atendem tanto a Base Nacional Curricular quanto a parte diversificada.

Como experiência inicial de ampliação de jornada – princípio básico das definições da Educação Integral – existe também o Programa Estadual de Atividades Complementares Curriculares Periódicas. Nesse formato, outros 1.566 estabelecimentos proporcionam aos alunos diversas atividades no contraturno escolar.

O tipo e a quantidade de atividades e a definição de carga horária são mais flexíveis, podendo ser ajustados às necessidades da comunidade escolar e à infraestrutura que a escola possui. “As escolas são a oportunidade para que os alunos estudem num período e no outro pratiquem atividades como xadrez, dança, pintura, inglês”, afirma o secretário Flávio Arns.

BOX: Algumas atividades ofertadas na Educação Integral

– Ciências

– História e Geografia

– Letramento/Alfabetização

– Línguas Estrangeiras

– Matemática

-Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

– Atletismo

– Basquete

– Corrida de Orientação

– Futebol

– Futsal

– Ginástica Rítmica

– Handebol

– Judô

– Karatê

– Natação

– Taekwondo

– Tênis de Campo

– Tênis de Mesa

– Voleibol

– Xadrez Tradicional

– Xadrez Virtual

– Artesanato Popular

– Banda Fanfarra

– Canto Coral

– Capoeira