O governador Beto Richa afirmou que a realização dos X Games em Foz do Iguaçu 2013, na região Oeste do Estado, é uma oportunidade de incentivar a pratica esportiva, movimentar a economia local e divulgar o Paraná para o mundo. Richa e a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanharam no fim de semana (20 e 21) algumas das competições.

“É um orgulho para os paranaenses ver o nome de Foz do Iguaçu e do Paraná sendo transmitido para todo o mundo. Isso mostra a capacidade do Estado em sediar grandes eventos”, destacou Beto Richa. “A pratica esportiva afasta crianças e jovens das drogas, álcool e violência”, completou o governador.

Os X Games foram realizados nos dias 18 a 21 de abril, e transmitidos pelo canal de esportes norte-americano ESPN para mais de 800 milhões de pessoas de 200 países. Cerca de mil profissionais trabalharam diretamente na organização dos jogos em Foz do Iguaçu. Cerca de 90% dos leitos dos hotéis e pousadas da cidade foram ocupados.

O presidente da comissão organizadora local do X Games, Marcelo Dória, afirmou que a participação do governo estadual foi fundamental para a realização do evento. “Sem o apoio do governo esse evento não teria acontecido”, afirmou.

SEGURANÇA – O Governo do Estado reforçou o efetivo das forças de segurança em mais de 250 policiais militares e civis, além do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) para garantir a segurança aos participantes e público do evento. A Secretaria Estadual da Saúde manteve equipes de vigilância em saúde e assistência de urgência e emergência, e serviços de vigilância sanitária e monitoramento da água consumida nas locais de competição.

Foz do Iguaçu foi escolhida no início de junho de 2012 para ser uma das cidades-sede das edições de esportes de verão do X Games, em 2013, 2014 e 2015. O município paranaense disputou a fase final com Barcelona, Munique, Lisboa, Cancun, Santiago e Rio de Janeiro, entre outras cidades. A seleção da sede contou com a participação de 40 cidades de 21 países.

“Os X Games confirmaram que Foz do Iguaçu e o Estado do Paraná têm capacidade de bem receber o turista”, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira. Ele ainda lembrou que o reforço das polícias militar e civil no município foi fundamental para manter a segurança de competidores e turistas.

MODALIDADES – Idealizado pela emissora de TV americana ESPN, os X Games nasceram em 1995 e provocou o reconhecimento dos esportes radicais, principalmente o skate. Na edição em Foz, mais de 200 atletas de todas as partes do mundo se apresentaram em quatro modalidades esportivas: Skate, BMX (Bicicross), Motocross e Rally – divididas em 15 categorias.

As competições foram realizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em frente às Cataratas do Iguaçu, e no Parque Infraero, arena montada em frente ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.