Por Marina Sequinel e Adilson Arantes

Todos os sites de serviços ligados ao Governo do Paraná devem ficar fora do ar a partir das 18h desta sexta-feira (20) e só deve retornar à normalidade depois das 12h da próxima segunda (23). Operadores da Companhia de Informática do estado (Celepar) vão desligar o sistema de informação para transferir computadores e outros equipamentos para um novo prédio.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Celepar, Danilo Scalet, o objetivo da operação é modernizar a estrutura física dos trabalhadores. “Nós vamos sair de um local e vamos para outro bem mais seguro. A turma vai realizar um revezamento para finalizar o trabalho em um final de semana”, explicou em entrevista à Banda B.

Mais de 800 equipamentos serão transferidos para a nova infraestrutura, que fica no mesmo terreno no atual prédio da Celepar. “Hoje, se, por acaso, os dois motores geradores falharem, nós perdemos todo o sistema. Por isso, precisamos de um lugar mais moderno”, completou Scalet. O investimento na operação é de R$ 30 milhões de reais.

O diretor ressaltou que o único serviço que deve permanecer no ar durante a manutenção é o hospitalar. No caso de quem precisa utilizar outros sistemas, como o do Detran ou até da Previdência, por exemplo, deve ficar atento para acessar os sites antes do desligamento na sexta-feira.