Para garantir a segurança no trecho de maior concentração de foliões no Carnaval, a Copel concluiu nesta terça-feira (5) o reforço nos condutores de energia elétrica ao longo da Avenida Atlântica, no balneário de Caiobá, em Matinhos.

Há uma semana equipes de eletricistas trabalham na substituição de 2 mil metros de fios de cobre de 17 mm por cabos de 35 mm na rede de alta tensão da avenida. A maior espessura dos cabos instalados confere maior resistência ao rompimento em caso de contato com serpentinas, fogos de artifício e outros objetos.

No dia 6 de janeiro, 4 mil domicílios ficaram sem energia em Matinhos devido ao lançamento de uma serpentina metálica contra os fios da rede elétrica. O vandalismo provocou um curto-circuito que, além de provocar o desligamento preventivo da rede elétrica, também poderia ter causado o rompimento dos cabos, expondo pedestres ao risco do choque elétrico. Os cabos de maior espessura instalados na orla reduzem o risco de rompimento e acidentes, facilitando ainda o trabalho para normalizar o fornecimento de energia em caso de desligamento.

DESLIGAMENTOS – Para realizar a obra com maior rapidez, várias equipes da Copel trabalharam na substituição dos cabos, realizada sempre com a rede desligada para garantir a segurança das equipes e da população durante a instalação.

“Dividimos o trabalho em cinco dias, para realizar desligamentos apenas no período da manhã, quando há melhor aproveitamento da luz solar”, explica o gerente da Divisão de Manutenção do Litoral, Luiz Flávio Leite Braga.

Para conforto dos consumidores, a Copel também reforçou seus efetivos de eletricistas, operadores de subestação e atendentes comerciais no Litoral. Ao todo, mais de 200 empregados trabalham no litoral durante a temporada, e as equipes de manutenção receberão reforço extra durante o Carnaval.

MANUTENÇÃO – Em 2012, os investimentos da Copel na região litorânea chegaram a R$ 7 milhões em serviços de reforma, melhoria, expansão e manutenção de redes elétricas. Também foram podadas 25,5 mil árvores e instaladas, em Matinhos e Pontal do Paraná, 22 chaves automatizadas de distribuição de energia comandadas remotamente pelo Centro de Operação da Distribuição em Curitiba.

AEN
Copel reforça condutores de energia elétrica ao longo da orla de Matinhos para garantir a segurança nos dias de carnaval.

Mas o trabalho da Companhia na região não é pontual nem se limita ao período de verão. “Para a Copel, a temporada no Litoral dura o ano inteiro”, anota Gláucio Martinez Lopes, gerente do Departamento de Serviços e Manutenção do Litoral. “A manutenção preventiva da rede elétrica é um cuidado permanente, de forma que as melhorias feitas possam beneficiar a população do litoral durante o ano inteiro”, explica o gerente. CUIDADOS COM ENERGIA – A Copel orienta moradores e veranistas a redobrarem os cuidados com a rede elétrica durante a época de festas. “Para se divertirem com segurança, as pessoas jamais devem lançar serpentinas, fogos de artifícios e outros objetos próximos à rede elétrica. Além de correr o risco de interromper o fornecimento de energia, a imprudência pode causar acidentes graves”, explica o gerente do Departamento de Serviços e Manutenção do Litoral, Gláucio Martinez Lopes. “Estamos trabalhando para levar energia com qualidade e com a maior segurança ao consumidor, mas é importante que a população nos ajude, prevenindo acidentes”, acrescenta. Além dos cuidados com energia durante o Carnaval, a Copel dá outras orientações à população: – Ao ver um cabo de energia rompido, jamais se aproxime. Ligue para a Copel, pelo telefone gratuito 0800 51 00 116; – Água e energia não combinam: mantenha secos locais próximos a eletrodomésticos. Não manuseie eletrodomésticos com pés e mãos molhados. – Só mude a temperatura do chuveiro quando ele estiver desligado. – Não empine pipas e papagaios perto da rede elétrica. – Antena de TV deve ser instalada longe da rede elétrica. – Não faça gambiarras e gatos. Além de ser crime, pode provocar acidentes fatais.