Da SMCS
A Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, recebeu na manhã desta terça-feira (20) um módulo móvel da Guarda Municipal de Curitiba. O equipamento permanecerá no local durante 15 dias. É a Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante), que tem como objetivo aproximar a corporação da população local, reforçando o papel de Guarda Comunitária.

MODULO

(Foto: SMCS)

“Nos últimos meses, temos estreitado muito o nosso relacionamento com a Guarda Municipal, com quem temos uma parceria boa e produtiva”, afirma o presidente da Associação Comercial do Capão Raso, Cláudio José Turin, que representa mais de 200 empresas. Ele também atua no Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do mesmo bairro, que é vizinho ao Pinheirinho.

“Temos tido um apoio muito importante da Guarda Municipal, que está sempre presente em nossa região”, confirma o diretor da Associação e conselheiro do Conseg do Capão Raso, Ananias Maciel.

Ele explica que o comércio e o segmento imobiliário estão muito acelerados no bairro, o que resulta num aumento da população local e, consequentemente, numa demanda maior por segurança. “A Guarda se tornou muito mais presente nos últimos tempos, colaborando muito com a nossa tranquilidade”, diz o comerciante.

Para o empresário Adalberto Santiago, que mora em frente à praça e a utiliza quase que diariamente para praticar esportes, é fundamental o trabalho que a Guarda Municipal realiza no local. “Os agentes já atuam de forma muito concisa na praça. Vejo da janela do meu apartamento abordagens frequentes”, comenta. “Agora, com a chegada do Módulo Móvel, ficará ainda melhor”.

O presidente e a vice-presidente do Conseg Pinheirinho, Ivanilda Franco Guimarães e Célio Joacir Repetski, foram conferir de perto a instalação da Operação na Praça Zumbi dos Palmares. “Ações preventivas, como esta, são muito bem-vindas na área da segurança”, afirma Repetski.

“A Guarda Municipal tem nos atendimento muito bem, tanto em ações de prevenção quanto no atendimento de ocorrências, o que sempre acontece com grande rapidez”, elogia Ivanilda.

O Pinheirinho tem aproximadamente 50 mil moradores e está localizado na região Sul da cidade. O bairro faz parte da Administração Regional do Pinheirinho, que inclui ainda Capão Raso, Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, reunindo cerca de 170 mil habitantes.

Operação

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, explica que após o término de cada Operação MMI, a região que a recebeu continua sendo coberta por operações relâmpago e por rondas intensificadas. “Um dos objetivos é aproximar a corporação da população local, reforçando o papel de Guarda Comunitária”, informa.

A Operação MMI foi lançada em abril e trabalha simultaneamente com dois módulos: um na região central e outro num dos bairros da cidade. Atualmente, está instalada também na Praça Santos Andrade.

Além da presença física do módulo e de agentes que ficam nas praças, a MMI conta com rondas 24 horas feitas por viaturas, motos e bicicletas da Guarda Municipal, que permanecem após o deslocamento do módulo. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS).

Antes do início de cada Operação, a Guarda Municipal faz um rastreamento do local, com a presença de cães farejadores. Na Praça Zumbi dos Palmares, eles flagraram um homem, na manhã desta terça (20), com maconha. Ele foi detido pela Guarda e encaminhado ao 8º Distrito Policial (DP).