Oficiais do Exército Brasileiro se reuniram nesta quinta-feira (07), no Quartel General no bairro do Pinheirinho, para receber informações sobre os preparativos no Paraná para a Copa do Mundo de 2014. O Exército utilizará cerca de 18 mil militares no mundial em todo o país, com a previsão de preparar 1,5 mil militares para a cidade-sede de Curitiba. O Governo Federal, através do Ministério da Defesa, investirá R$ 709 milhões para as ações do mundial.

As informações sobre a competição foram divulgadas em palestra do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha. Ele foi recebido pelo comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, general Luiz Felipe Kraemer Carbobell, que destacou a importância do planejamento para o mundial. “Trata-se de um megaevento, onde as Forças Armadas estarão presentes, contribuindo para a segurança nacional”, disse.

A palestra foi no auditório do Quartel General e teve a coordenação do general de brigada, Fernando Marques Freitas, responsável pelos projetos e logística para a Copa 2014. “Estamos empenhados em desempenhar um grande papel, atuando de forma compartilhada com as demais Armas, incluindo Aeronáutica e Marinha”, falou Freitas.

“As Forças Armadas coordenaram as ações de segurança nos jogos Pan-Americanos (RJ) e na Rio+20, uma demonstração de competência exemplar”, afirmou o secretário Mario Celso Cunha. “Eles estarão também nos demais grandes eventos do Brasil, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa América e as Olimpíadas 2016”, concluiu.