Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Seis obras de mobilidade urbana irão interditar seis pontos do trânsito de Curitiba a partir da próxima segunda-feira (23). De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse, são obras necessárias e que já estavam iniciadas, mas esta força-tarefa trará grandes benefícios para os moradores da capital paranaense.

obras-190913-bandab

Foto: Divulgação Prefeitura de Curitiba

“São obras simultâneas de que irão melhorar a segurança, o paisagismo, a iluminação e irão trazer grandes benefícios para os curitibanos. Lamentamos as intervenções nos locais, mas não podemos evitar para garantir a segurança. Já conversamos com a Secretaria de Trânsito para que nenhum problema venha a ocorrer”, comentou.

Os pontos que terão interdições são: o Terminal Santa Cândida, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, o viaduto que da Affonso Camargo que passa pela Linha Verde, a Avenida da Integração e as trincheiras da Wilston Churchill e Eduardo Pinto da Rocha, ambas na região sul da capital.

Segundo Antoniasse, cada uma tem o seu prazo, que variam de dois a seis meses.

O alerta fica por conta do final de semana entre os dias 28 e 29 de setembro, na qual o viaduto da Affonso Camargo será totalmente interditado em ambos os sentidos. “Vamos fazer uma intervenção do lançamento de vigas, então para evitar qualquer problema, faremos a intervenção”, concluiu.

Confira a relação de obras e os desvios recomendados em cada caso:

1. TERMINAL SANTA CÂNDIDA
Na região norte da cidade, a reforma do Terminal Santa Cândida entra em nova etapa. Programada para começar na segunda-feira (16), a intervenção foi adiada, em função da chuva. Assim que o tempo permitir será iniciada a pavimentação em concreto da pista lenta da Avenida Paraná, sentido Santa Cândida, e de pistas internas do terminal, o que exigirá desvios no trânsito. A previsão de duração dos trabalhos é de 60 dias.

Desvio
Os biarticulados continuarão entrando no terminal pela canaleta da Avenida Paraná e sairão pela Avenida Marechal Mascarenhas de Morais para retornar à Avenida Paraná. Haverá bloqueio total da pista lenta da Paraná sentido Santa Cândida depois da Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo. Para os veículos que quiserem seguir pela Avenida Paraná, o desvio de trânsito deve ser feito pela Rua Dr. Satilas do Amaral Camargo, Rua São João e Avenida Marechal Mascarenhas de Morais.

A obra
Com a reforma, o Terminal Santa Cândida vai ganhar mais 4 mil metros de área construída, passando a ter 12,6 mil metros quadrados. A ampliação é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa em Curitiba e vai permitir a ampliação da integração do transporte com municípios vizinhos e a implantação do Expresso Ligeirão Norte.

O terminal também vai ganhar novas plataformas de embarque e desembarque e nova área de comércio e serviços, mais ampla e com mais conforto para usuários e lojistas. O Armazém da Família será reformado e ampliado. No subsolo também ficará uma área de carga e descarga de produtos fora do espaço de passagem de ônibus. O terminal também vai ganhar novo paisagismo e nova iluminação, além de sistema de segurança com câmeras de monitoramento.

2. RUA EDUARDO PINTO DA ROCHA
Está programado para o dia 30 de setembro o início dos trabalhos de conclusão da Rua Eduardo Pinto da Rocha, na trincheira sob a rodovia, no Ganchinho. Paralisadas desde ano passado, as obras atendem a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e deverão durar dois meses.

Desvios
Quem utilizava a trincheira no sentido Umbará, agora terá que acessar a Rua Tijucas do Sul, fazendo o retorno logo após a Rua da Cidadania do Bairro Novo, retomando a Tijucas do Sul e logo à direita seguir pela Rua Nova Aurora até trincheira da Rua Antonio Augusto de Brito, para então acessar a Estrada do Ganchinho sentido Umbará.

O mesmo desvio vale para quem transitar no sentido inverso, em direção ao Boqueirão. Serão instaladas placas para sinalizar o desvio e orientar o tráfego na região.

3. BR-476/VIADUTO SOBRE A AVENIDA AFFONSO CAMARGO
No sábado (28) e no domingo (29), haverá bloqueio total da pista no sentido São Paulo em vários momentos ao longo do dia, para a instalação de uma viga de sustentação do viaduto.
Não há desvios possíveis no local. A orientação da Setran é para que, na medida do possível, os motoristas evitem a BR-476 no período de obras.

4. AVENIDA WINSTON CHURCHILL
Também na terça-feira (24), a pedido dos moradores e comerciantes, a Prefeitura fará modificações no desvio montado na trincheira da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho. Para a implantação da mudança, a Secretaria Municipal de Trânsito realizará bloqueios de tráfego no local, que teve o trânsito desviado devido ao reinício das obras da Linha Verde Sul, em agosto.

Desvios:
O motorista deve seguir para a Rua Helio Dirceu Woitikiw, virar à esquerda na Rua Eng. João Bley Filho, passar pelo cruzamento do semáforo da Linha Verde (BR 476) e virar à esquerda na Rua André Ferreira Barbosa.