Redação com OAB-PR

aplicativo1

Aplicativo permite que eleitor faça denúncias eleitorais – Foto: reprodução

A OAB Paraná lançou nesta segunda-feira (8) um aplicativo que permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais. “Embora o ponto central da campanha seja o combate ao caixa 2, vamos captar denúncias eleitorais de qualquer natureza, sejam relativas ao financiamento irregular da campanha, à compra de votos, ao desrespeito de regras de publicidade, ao uso da máquina pública e tudo o mais”, explica Zuleika Giotto, coordenadora do Comitê de Fiscalização Eleitoral da OAB Paraná.

O aplicativo, que está disponível gratuitamente no Google Play (https://goo.gl/kSMOvF) e no iTunes (https://goo.gl/ZFUhO0), permite que denúncias feitas por texto, vídeo ou foto sejam encaminhadas ao Comitê, que as analisará e tomará as providências cabíveis. Em parceria com a Comissão de Gestão Pública, presidida por Luciano Reis, o comitê também fará a análise da prestação de contas de campanha.

Os registros de irregularidades eleitorais no Paraná também podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-642-9840.

A direção da OAB Paraná ressalta que os eleitores devem estar ainda mais atentos ao comportamento dos candidatos, pois foram substantivas as mudanças de regras na lei eleitoral, sobretudo quanto à proibição de doações de pessoas jurídicas para as campanhas. No cenário atual, o convencimento do eleitor dever ser baseado na defesa de ideias e na formulação de propostas. Por isso, o voto consciente é um primeiro passo. Mas é recomendável ir além. Por isso, a OAB Paraná convida todos os eleitores a exercerem plenamente a cidadania pela vigilância contra as irregularidades eleitorais, sobretudo a prática do caixa 2, embrião da corrupção na política.