A ideia é simples: você sai dirigindo para a balada e, intencionalmente ou não, acaba bebendo. Mais do que ser perigoso isto é contra a lei. Para resolver o problema um serviço lhe envia duas pessoas de moto e uma delas leva você e seu carro em segurança. É desta forma que definiu o Motorista Reserva o empresário Marcel Takaki, idealizador da ideia, em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (6). O serviço está disponível em Curitiba e região metropolitana desde o final de março.

Takaki passou a infância no Japão e afirmou que trouxe a iniciativa do país asiático. “Fiquei surpreso ao saber que não existia isto no Brasil e resolvi trazer a iniciativa para cá. O serviço já estava planejado há cerca de três anos, mas só pôde ser colocado em prática agora. Montada em fevereiro do ano passado, o funcionamento da empresa foi barrado por conta do alvará”, disse o empresário.

Apesar de haver alternativas, como táxi ou carona, o serviço se mostra uma grande comodidade, uma vez que muitos não dispensam o conforto do próprio veículo. “O valor cobrado pela comodidade, que pode ser pago em dinheiro ou cartão de débito e crédito, é de R$ 10 pela chamada mais R$ 3 por quilômetro. A quilometragem é verificada no medidor do carro do próprio cliente, que caso não funcione é feita com base no verificador da moto”, contou.

No website http://www.motoristareserva.com.br há um simulador desenvolvido pela empresa Lab300, especializada em desenvolvimento web, no qual o cliente pode traçar a rota desejada para verificar quanto será o serviço.

Pensando em festas universitárias, que muitas vezes ocorrem em chácaras distantes da região central, o serviço está disponível para toda a região metropolitana de Curitiba e funciona das 19h às 04h de terça a domingo, mas é possível fazer um agendamento fora deste horário pelo telefone (41) 3015-5051, mesmo número para atendimento.