O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Celepar) ativaram nesta terça-feira (2) a nova solução de informática que vai aumentar a capacidade e segurança das aplicações e bancos de dados das instituições. Com investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o equipamento já está em atividade para os sistemas de habilitação, veículos e infrações.

“Nossa preocupação é oferecer serviços mais rápidos e seguros aos paranaenses, para isso precisamos de ferramentas de tecnologia com mais memória e mais agilidade no processamento de informações”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Segundo ele, a máquina deve auxiliar ainda outros órgãos do Governo do Estado no armazenamento de dados. “A solução deve atender não só as necessidades do Departamento, mas pode ajudar outras áreas que necessitem, como na digitalização de documentos, por exemplo, dentro do projeto de um governo sem papel”, afirmou.

De acordo com o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, a interação e o uso compartilhado permitirão criar estruturas de suporte no atendimento ao cidadão. “Modernizar o atendimento requer investimentos em tecnologia e informação. A integração para o aporte dos recursos necessários é essencial e o ritmo de trabalho é intenso para alcançar as metas estabelecidas neste sentido”, disse.

Composta por dois servidores IBM Power 780, com capacidade de 768 GB de memória RAM e 42 processadores, a Solução Multiprocessada para Virtualização de Servidores ficará instalada e configurada na sede da Companhia, permeando todas as áreas e bancos de dados do Detran.