Da redação com assessoria

O aplicativo Moovit, único com sistema crowdsourcing, em as informações são alimentadas em tempo real, foi lançado nesta sexta-feira (23) em Curitiba. O objetivo é ampliar o acesso a informações do transporte, através da divulgação de itinerários e horários de ônibus, informado pelos próprios usuários. No Brasil, o aplicativo já tem cerca de 250 mil usuários.

aplicativo_transporte_coletivo_230813_bandab

Foto: Everson Bressan/SMCS

A Urbs disponibilizou o banco de dados para o funcionamento da nova ferramenta. Com o Moovit, o passageiro que possui smartphone poderá compartilhar informações sobre a lotação do ônibus, se o veículo está limpo ou sujo, ou se o motorista está dirigindo bem ou não, por exemplo. Além disso, os usuários podem conferir dados já disponíveis no site da Urbs sobre as melhores opções de linhas, localização dos ônibus e tempo de espera.

O aplicativo foi  pelo presidente do Moovit, Omar Tellez, ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e ao presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. Eles também tiveram uma apresentação de aplicativos desenvolvidos pelos grupos curitibanos Busão Curitiba e Map Hay, que já utilizam o banco de dados da Urbs.