Da Redação

Com uma queda de três décimos na nota final, o Paraná perdeu cinco posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio. Divulgado pelo Jornal O Globo no começo da tarde desta sexta-feira (5), o ranking mostra que as notas caíram em 16 redes públicas estaduais no período entre 2011 e 2013. Oficialmente, o Ministério da Educação divulga as notas ainda nesta sexta-feira.

cep

Foto: AEN

Pelo ranking, o Paraná caiu da terceira para a oitava posição. Em 2011 a nota era de 3,7 e fechou 2013 em 3,4, o que representa uma queda percentual de 8,1%.

Entre as nove unidades federativas que apresentaram crescimento, Goiás pulou do quinto para o primeiro lugar, com Ideb 3,8. O Rio de Janeiro saltou de 15° para a quarto, empatado com Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco.

São Paulo se manteve na segunda posição, apesar da queda na nota, de 3,9 para 3,7. Já o Rio Grande do Sul pulou de 10º para o terceiro lugar, com Ideb 3,7.

O Ideb é uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica e é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.