Por Felipe Ribeiro e Ricardo Vieira

Foto: Ricardo Vieira - Banda B

Foto: Ricardo Vieira – Banda B

Há pouco mais de uma semana, o mundo se encantou com a Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. Entre os vários pontos altos, lá estava o 14-bis de Santos Dumont, inventado em 1906. Trazendo um pouco mais para a nossa realidade, mas ainda falando de aviação, foi em 1906 que Afonso Pena, personalidade que nomeia o aeroporto de São José dos Pinhais, foi eleito o sexto presidente da República do Brasil. E também é em 1906 que nasce a paranaense Maria Fagundes Correa, moradora de Curitiba que está completando 110 anos neste sábado (13).

apagando velinhas

Colaboração

Mãe de 12 filhos, avó de 58 netos, bisavó de 97 bisnetos e tataravó de 30 tataranetos, Maria Correa nasceu na cidade de Clevelândia, no Centro-Sul do Paraná, mas desde 1976 passou a viver na capital do estado, em busca de uma vida melhor.

Com um pouco de dificuldade, dona Maria concedeu entrevista à Banda B neste dia especial e contou que criar bem os filhos sempre foi uma prioridade. “Eu cresci sem mãe, então batalhei pelos meus filhos. Trabalhei primeiro na fazenda, com leite e produzindo queijo, mas também trabalhei na roça e colhi milho. Foi muito bom”, disse.

Filho mais velho de Maria, João Fagundes Corrêa, de 84 anos, é um privilégio ter uma mãe com esta idade. “Não é fácil, mas quando Deus está com a gente, tudo sai fácil. Quando eu era novo, fui uma pessoa que gostava do que não prestava e ela sempre cuidou muito bem da gente. Todo mês tenho o compromisso de buscar o pagamento e entregar na mão dela”, comentou.

A paranaense centenária é filha de Antônio Fagundes Correa e Maria Fidelis Correa. O registro de atualização de sua carteira de identidade mais recente data de 30 de novembro de 1979.

Ainda morando com a mãe, o caçula Elso Fagundes Corrêa, 55 anos, contou que ela cativa muita gente e cuidou dos três filhos mais novos praticamente sozinha. “O pai dela morreu com 115 anos, então parece ser meio hereditário. Ela acompanhou muitas evoluções do mundo”, disse.

A festa de aniversário acontece ao longo de todo este sábado e já reúne dezenas de familiares celebrando a “Vó Maria”.