O Museu Oscar Niemeyer (MON) teve recorde de público no Domingo + Arte do último fim de semana, dia 05, com a visitação de quase 5 mil pessoas. Desde que a exposição “A Magia de Escher” foi aberta, em 11 de abril, a visitação tem sido bastante expressiva. Em menos de 30 dias de exposição cerca de 38 mil pessoas passaram pelo museu.

O público que visitou o museu no último domingo foi o maior registrado desde que foi criado, em 2005, o Domingo + Arte, em que a entrada é gratuita no primeiro domingo do mês. A média de visitantes é de 3 mil pessoas. Por conta disso, a distribuição de senhas teve que ser cancelada 30 minutos antes do previsto. Mesmo assim, o último acesso ao museu aconteceu no horário determinado, às 17h30.

No caso de exposições com grande visitação, como acontece com “A Magia de Escher”, o número de pessoas nas salas expositivas deve ser controlado por razões importantes, como a segurança e o bem-estar do público, além da garantia das condições adequadas de conservação das obras expostas, por exemplo, mantendo a climatização e temperatura correta.

Segundo Cristine Pieske, responsável pela gestão museológica do MON, todas as exposições, principalmente as de materiais sensíveis como o papel, possuem valores de temperatura e umidade relativa que devem ser mantidos sem variações bruscas durante todo o período da mostra. “O número de pessoas em uma sala de exposição tem influência direta sobre estes valores, fazendo subir a temperatura ambiente sempre que existe uma concentração de visitantes acima daquela que o sistema de refrigeração possui condições técnicas de suportar. Estes requisitos museológicos, bastante criteriosos, devem ser seguidos por todas as instituições que assumem o compromisso de exibir obras de arte dentro dos padrões internacionais de conservação exigidos”, explica.

No caso do MON, este controle do número de visitantes tem sido feito diariamente devido ao grande fluxo de público que a exposição tem recebido. A exposição “A Magia de Escher” é um enorme sucesso e as filas são, nesse caso, inevitáveis. Em 2011, quando esteve em cartaz no Rio de Janeiro, a mostra recebeu a maior média diária de público em todo o mundo, com 9.677 visitantes ao dia, segundo o levantamento feito pela revista americana “The Art Newspaper”. No total, as obras do artista no Rio de Janeiro foram vistas 573.691 pessoas.

Serviço

Museu Oscar Niemeyer

Terça a sexta-feira, das 10h às 20 horas

Sábado e domingo: das 10h às 18 horas

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)

Primeiro domingo do mês: entrada gratuita

Primeira quinta-feira do mês: horário estendido até às 20 horas. Entre 18 e 20 horas entrada gratuita.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Mais informações: (41) 3350- 4400

www.facebook.com/monmuseu

www.twitter.com/monmuseu