Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

vento-dentro

Pé de moradora foi atingido pelos escombros. Foto: AN/Banda B

ventos-des

Sala foi atingida pelo muro. Foto: AN/Banda B

“O susto foi grande”, disse a moradora Márcia Maria Fernandes de uma residência no Barreirinha, em Curitiba. O muro do vizinho, recém-construído, caiu sobre o telhado da casa dela na manhã desta quinta-feira (1º) durante a ventania que atingiu a Grande Curitiba. Ninguém ficou ferido.

A casa fica na rua Flávio Dallegrave e o Corpo de Bombeiros foi acionado pela moradora assim que fui o telhado da sala despedaçado. “Eu levantei porque estava assustada com a ventania. Fui no banheiro e quando passava pela sala ouvi aquele barulho alto”, disse a moradora à Banda B. Um buraco se abriu no telhado de eternit da casa e os escombros atingiram o pé da moradora, que teve ferimentos leves.

O Corpo de Bombeiros disponibilizou lonas para que a família cubra o local, até o conserto. A moradora preferiu não ser encaminhada a hospitais de Curitiba.

Ventos

vento-ahu

Árvore bloqueia rua no Ahú. Foto: AN/Banda B

De acordo com o Instituto Tecnológico do Paraná, o Simepar, os ventos atingiram a marca de 60 km/h no início desta manhã. Vários pontos de Curitiba e região metropolitana tiveram quedas de árvores e falta de luz. No Capão Raso, uma árvore caiu sobre uma residência, mas ninguém ficou ferido. No Centro, a malha que protege um prédio em construção na Avenida Visconde de Guarapuava esquina com a General Carneiro se desprendeu e enroscou em uma árvore. No Campo Comprido, na rua João Alencar Guimarães, uma placa de propaganda está oferecendo risco e o Corpo de Bombeiros foi até o local. No Ahú, uma árvore caiu e bloqueou parcialmente uma rua.

AEROPORTO

Placa cedeu com a ventania. Foto: GA/Banda B

Em Colombo, na Avenida São Gabriel, uma árvore caiu sobre a avenida e bloqueou a passagem dos veículos. O Corpo de Bombeiros já foi acionado. Em São José dos Pinhais, por causa da queda de árvores também, o Conjunto Marinoni está sem energia elétrica. Em Almirante Tamandaré, várias localidades estão luz por causa da queda de um pinheiro sobre a afiação elétrica. Também, na região da Cachoeira, fios de luz energizados estão caídos em via pública e o Corpo de Bombeiros está no local. Também, um placa com informações sobre obras do Governo caiu em um gramado próximo ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.