A tecnologia da informação em rede, que integra as secretarias e órgãos do governo estadual, deverá ser utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para fortalecer o trabalho junto aos municípios, com menos gastos e mais benefícios para as cidades. O assunto foi discutido durante visita que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, fez à Celepar, nesta quarta-feira (3).

O sistema possui banco de indicadores de serviços e gráficos que mostram a evolução dos serviços ofertados à população. “A aplicação da tecnologia da informação em rede na gestão pública serve como grande receptador de problemas e também de soluções”, disse Ratinho Junior, durante reunião com o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, e diretores.

O secretário definiu nomes para formar uma equipe que irá à Celepar disponibilizar dados sobre Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Paranacidade, Concidades e Comec, em troca de ferramentas que possibilitem interagir, com relações planejadas e integradas, no governos estadual e municípios.

“Vamos poder conhecer rapidamente as demandas das populações de cada cidade, oferecer os serviços aos prefeitos e buscar, juntos, as melhores soluções, inclusive para a correção de rotas”, disse Ratinho Junior.

De acordo com Jacson Carvalho Leite, o Governo do Paraná pode oferecer aos prefeitos o acesso às informações, possibilidade da criação de um site ou portal do município, treinamento de pessoal e gerenciamento. “Cada prefeito terá em mãos o retrato da realidade de seu município, poderá observar os serviços que dão certo e, ainda, os que são deficitários e precisam ser corrigidos”, explicou Carvalho Leite.

Ratinho Junior visitou os setores de pesquisas e a sala onde estão os dados estratégicos, em tempo real, sobre cada município do Paraná, inclusive obras que estão sendo realizadas e os serviços de cada secretaria ou órgão estadual naquela localidade. Há um feedback sobre cada serviço, o que permite correções e reajustes.

Participaram da reunião com o secretário Ratinho Junior os diretores de Infraestrutura e Operações da Celepar, Luiz Fernando Ballin Ortolani; o Administrativo Financeiro, Lúcio Alberto Hansel, e o de Tecnologia da Informática e Comunicação, Danilo Scalet. Novas reuniões serão agendadas entre eles para fortalecer o trabalho.