Por Luiz Henrique de Oliveira

Uma mulher postou no canal de compartilhamento de vídeos youtube uma imagem que chama a atenção. Trata-se de uma espécie de lagarta, que parece até uma aranha, pouco comum em Curitiba. Priscila Ribeiro é moradora no bairro Boqueirão e encontrou o bicho no início da tarde de ontem. Ela queria saber o que era aquilo e a Banda B descobriu. Trata-se de uma phobetron pithecium, a popular lagarta-macaca ou lagarta-aranha.

“Meu pai e minha mãe encontraram e me chamaram. Como eles são experientes e disseram nunca ter visto nada igual, eu resolvi filmar e postar. Em seguida colocamos a lagarta em uma árvore”, contou à reportagem.

Confira o vídeo abaixo:

Comum nos EUA

A confirmação da identidade da lagarta veio com especialistas. Segundo o blog do ecologista Dom Escobar, que pode ser conferido aqui, a lagarta é comum nos Estados Unidos. “A lagarta macaco pode ser identificada de imediato pelos seus “braços” peludos, que às vezes caem. Mas cuidado – a lagarta parece fofinha mas é realmente coberto de cerdas urticantes minúsculas. Ela é encontrada nos campos e florestas da Florida ao Arkansas e ao norte de Quebec e Maine, se alimenta de maçã,cereja,caqui,nogueira,castanheira,carvalho,salgueiro, vidoeiro e ouras árvores e arbustos lenhosos. Ela pertence a familia Limacodidae.