Por Elizangela Jubanski e Juliano Cunha

Moradores do Jardim Novo Horizonte, no bairro Sítio Cercado em Curitiba, fizeram um protesto no início da noite desta terça-feira (4). Eles reclamam da mudança de um ponto de ônibus da linha Osternack/Sítio Cercado, que agora passou para uma quadra paralela. O bloqueio aconteceu no cruzamento das ruas Padre Manuel da Nóbrega com a Geraldo Micheletto Pellanda. Segundo eles, o local para onde o ponto de ônibus foi levado não tem iluminação e é perigoso para os passageiros.

O Corpo de Bombeiros e viaturas da Polícia Militar (PM) acompanharam o protesto. Ônibus foram impedidos de passar. Houve queima de pneus e galhos no meio da rua.

De acordo com a comerciante Zelir Sampaio, o ônibus faz o mesmo trajeto há dez anos e a mudança foi feita sem justificativa ou consulta anterior aos moradores. “O local é bem perigoso para ficar esperando o ônibus. Pessoas já foram assaltadas lá, não tem iluminação, é bem complicado lá. Ninguém ouviu a gente. Mudaram por que?”, pergunta a moradora.

Os manifestantes exigiam a presença de representantes da URBS no local. Às 21 horas, os moradores foram convencidos a liberar a rua. O tráfego de veículos e o transporte coletivo voltaram ao normal.