O sistema de consulta ao Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, estará indisponível em todo Brasil entre os dias 28 de março e 1º de abril. Desta forma, todos os serviços relacionados a veículos, como transferência, primeiro emplacamento, atualização de dados, registros de propriedades e licenciamento não serão realizados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito.

A medida deve prejudicar o atendimento apenas na quinta-feira (28), já que no dia 29 é feriado da Sexta-feira da Paixão. Assim, o Detran do Paraná orienta que usuários e despachantes programem a ida às unidades da autarquia para os dias anteriores e posteriores à paralização do sistema.

“Esta parada acontecerá nacionalmente e é necessária para uma adequação do número de dígitos que compõem o código. As datas foram escolhidas pelo Departamento Nacional de Trânsito para causar o menor impacto possível. Por isso pedimos a compreensão de todos”, explica o diretor-geral do DetranPR, Marcos Traad.

O Renavam é o número que identifica os veículos em um banco de dados nacional. Como a quantidade de combinações possíveis está esgotada para o crescente número de automóveis, será necessário acrescentar dois dígitos aos nove números que formam o Registro.