A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar–PR) lança a partir desta semana o selo ‘balada segura’ para ser colocado nos bares e baladas curitibanos. Serão contemplados os estabelecimentos que passaram ilesos à inspeção da Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana). O empresário Fabio Aguayo, presidente da Abrabar, confirmou em entrevista à Banda B nesta quarta-feira (13) que esta medida foi tomada também por conta de uma queda de 20% na lotação das baladas, depois da tragédia que matou 239 pessoas no dia 27 de janeiro em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Divulgação Abrabar
Selo ‘balada segura’ será instalado nos próximos dias

Para Aguayo, a queda no número de frequentadores acontece porque alguns pais estão com receio de deixarem seus filhos irem às baladas. “Quando acontecem situações como a de Santa Maria é inevitável que o número de frequentadores caia. Nossa intenção é justamente criar este selo para mostrar que temos uma ampla fiscalização nas baladas curitibanas e que sempre somos referência quando o assunto é este. Os pais podem ficar tranquilos e os jovens que forem se divertir também”, descreveu.

De acordo com o empresário, as casas noturnas que passaram ilesas pela vistoria da Aifu ganharão o selo ‘balada segura’. “As pessoas precisam saber que estão frequentando locais que garantam toda a segurança para quem está lá. Primeiramente íamos fazer o selo apenas para as baladas, mas já vamos expandir para bares e até restaurantes, com o selo ‘local seguro’”, explicou o presidente da Abrabar.

Outra novidade contada por Aguayo foi o curso da brigada militar, que será oferecido a proprietários de baladas. “Funcionários das baladas serão treinados em primeiro socorros para que possam também atender os frequentadores em caso de emergência. Curitiba sempre foi uma referência e continuará sendo”, garantiu.

O selo já deverá estar nas portas das baladas de Curitiba nos próximos dias, de acordo com a Abrabar.