Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

 

A médica veterinária Gilmara de Paula da Luz, de 38 anos, resume a profissão em apenas uma frase: amor pelos bichos. Foi isso que a motivou a trabalhar como voluntária na Sociedade Protetora dos Animais (SPAC), salvando cães e gatos abandonados das ruas da Grande Curitiba. Ela é o destaque do programa Bom dia Trabalhador da Rádio Banda B, que vai ao ar neste domingo (20) a partir das 6h.

spac-170414-bandab

Esse é um dos bichinhos que agradece pela escolha profissional de Gilmara. (Foto: Divulgação/ SPAC)

“Sem carinho e paixão não tem como nenhum trabalho ser bem feito. Um dia, nós vamos morrer e não vamos deixar nada, apenas as boas ações. É assim que você fica marcado na história”, afirmou Gilmara. Com esse pensamento, ela resolveu fazer a diferença e se dedicar aos bichinhos que sofrem com as crueldades da humanidade. Há dez anos, a veterinária cuida, em geral, de casos de atropelamentos e de torturas.

Segundo ela, nessas ocasiões, o profissional precisa deixar de lado as emoções e ter um olhar clínico bastante apurado. “É bem difícil ver os animais nessas condições, mas nós temos que analisar se podemos fazer alguma coisa em cada caso específico. Ou a gente resolve o problema ou acaba com ele de vez”, relatou a veterinária. Na SPAC, ela faz cirurgias e análises clínicas em cães e gatos.

Em todos esses anos de carreira, ela até se perde na matemática: não sabe quantos bichos salvou até hoje, mas carrega consigo a certeza de que cada um foi especial. “Eu nunca parei para pensar em números. A única coisa que eu sei é que há um sentimento extremamente gratificante por cada um deles”, completou.

O desejo dela é, agora, continuar com o bom trabalho, sem deixar de acreditar que a sociedade é também responsável por tomar melhores atitudes. “A única coisa que me deixa triste é quando as pessoas buscam o nosso trabalho em benefício próprio. A crueldade existe, infelizmente, de todos os jeitos e em todos os lugares. Nós precisamos enfrentar isso e fazer a diferença. É isso que eu busco no dia a dia”, concluiu a veterinária.

Bom Dia Trabalhador

A veterinária da Sociedade Protetora dos Animais é o destaque do quadro Gente Que Trabalha do programa Bom Dia Trabalhador deste domingo. Para mais informações, é só sintonizar na Rádio Banda B às 6h da manhã. Com uma hora de duração, o programa sempre traz curiosidades e tira todas as dúvidas sobre as questões relacionadas ao âmbito profissional.