Moradores das vilas Zumbi dos Palmares e Liberdade, em Colombo, elogiaram a iniciativa do Governo do Estado de instalar na região a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) da Região Metropolitana de Curitiba.

Os moradores elogiaram, também, a forte presença de policiais já nesta terça-feira (07/05). A operação desta terça-feira envolveu 150 policiais que realizam bloqueios com o objetivo de efetuar prisões de infratores, apreensões de armas e drogas, além de recolher veículos irregulares. A instalação oficial da UPS em Colombo acontece nesta quarta-feira (08/05), com a presença do governador Beto Richa.

Célia Bonfim, merendeira do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, disse que “ter um policial mais próximo é bom para a segurança, porque tem como pedir ajuda”. Segundo Abgail Moreira, sócia de uma panificadora na região que já foi assaltada duas vezes, a presença da PM “aumenta a sensação de segurança tanto para o comércio como para a família”, disse ela, que é mãe de dois filhos adolescentes.

Outro morador que aprova a ação da polícia na região é Claudinei dos Santos, motorista particular. “A gente pode andar mais tranquilo, sair e voltar a hora que quiser”, disse ele. O vendedor ambulante Eurípedes Rodrigues foi abordado pela polícia e não ficou incomodado. “Eu agradeço a segurança e sempre falo para os meus colegas que é bom andar correto”, disse. Para o comerciante Márcio Martins, dono de um minimercado, “com a polícia presente, é possível ficar com o estabelecimento aberto até mais tarde e com segurança”.

“Os moradores precisam da polícia para dar segurança a quem trabalha, segurança para os jovens, os idosos, e daí por diante”, disse a dona de casa, Maria Campos, de 63 anos. Ela ressaltou que a instalação da UPS na região é boa para todos.

A Unidade Paraná Seguro Vila dos Palmares e Liberdade também foi aprovada pela zeladora Norma Sueli da Conceição Moreira. “A gente precisa mesmo porque todo lugar está perigoso e a polícia por perto ajuda”, disse.