Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

asfaltodentro2

Segundo moradores, prefeitura diz asfalto foi instalado (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

Moradores da rua Jacob Mehl, que fica no bairro Atuba, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, estão revoltados com o descaso na infraestrutura da região. Segundo eles, a prefeitura do município alega que a rua já foi asfaltada, mas – a verdade – é que nenhuma obra foi feita na região. Eles também reclamam de valetas a céu aberto e falta de iluminação.

asfaltodentro1

Situação na rua é de calamidade (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

A Banda B conversou com a moradora Erna Martim, que mora na região há 30 anos, e não se conforma com a falta de asfalto na rua. “A gente recebe políticos, visitas, mas a gente está jogado. Ninguém liga aqui para a gente. Olha só esse asfalto. Eu tenho que ficar com a minha porta e minhas janelas fechadas”, reclama.

Também com sentimento de abandono, o vizinho Érico Fiorenza contou que já ligou para a Prefeitura de Colombo, mas a resposta, segundo ele, é de indignar. “Consta que o asfalto já está pago e feito. Que nada. Quando chove isso aqui vira uma lama só. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém faz nada pela nossa rua”, finalizar.

A Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Colombo que enviou nota sobre o caso:

A Prefeitura de Colombo enviou nota sobre o caso:

Asfalto:

Consta nos arquivos da Prefeitura que esta obra não foi executada. Em 2001, foi realizada uma consulta junto aos moradores desta via que optaram em não aderir ao Programa de Pavimentação Comunitária. Em 2012, de acordo com a prefeitura, foi realizado um orçamento, porém a obra não foi autorizada naquela ocasião.

Ainda, segundo a prefeitura, atualmente a concessionária que administra a BR-116 realiza obras na região e é aguardado o término dos trabalhos para promover uma nova e atualizada consulta junto aos moradores para adesão ao Programa de Pavimentação Comunitária.

Iluminação:

De acordo com a prefeitura, não consta no sistema de protocolo de serviços da Secretaria de Obras e Viação a solicitação para implantação ou substituição da iluminação pública desta via, ainda, que este serviço quando solicitado leva no máximo 24 horas para ser executado.

Valeta:

Com relação a valeta, a prefeitura, é necessário protocolar os serviços desejados para avaliação e realização, que para tanto, os serviços de iluminação, limpeza, manilhamento, entre outros, devem ser formalizados por meio de protocolo junto a Secretaria de Obras e Viação na rua Antonio Francisco Scrock, 337 – São Gabriel ou pelo telefone 41-3663.2244.