O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra neste domingo (24/02) a mostra “Degas: Poesia Geral da Ação. As Esculturas – Coleção MASP”, que reúne todas as 73 esculturas feitas pelo impressionista francês Edgar Degas (1834-1917).

Entre as obras, que fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), está a famosa “Bailarina de 14 anos”. Criada em 1880, a peça foi bastante criticada na época, pois retrata uma jovem bailarina pobre que demonstra os problemas que ocorriam no mundo da dança. Esta peça já passou por museus da Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Para o curador Teixeira Coelho, a poesia das obras salta aos olhos. “Nesta exposição, com a série completa das 73 esculturas de Edgar Degas – uma raridade – é a poesia que permite uma aproximação tão livre de sua arte como ela mesma o foi”.

O público poderá ver também fotografias, artes plásticas e design nas demais exposições em cartaz no MON: “Di Cavalcanti, Brasil e Modernismo”, “PR/BR”, “Curitiba Central”, “Estruturas Brincantes”, “Museu em Construção”, “IDEA Brasil – o melhor do design brasileiro de 2012”, “Arte sobre papel” e “Cones”. Além disso, o museu ainda traz a mostra “Múltiplo Leminski”, com acervo e curiosidades sobre a vida e obra de Paulo Leminski.

Serviço: mostra “Degas: Poesia Geral da Ação. As Esculturas – Coleção MASP”

Quando: até domingo, dia 24

Horário:Terça a domingo, das 10 às 18 horas

Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR