Da SMCS

O sol brilhou forte na manhã de sábado (12), o que contribuiu para levar milhares de famílias ao Parque Barigüi, onde acontece a 26ª Festa do Dia da Criança. A expectativa é de que, até o fim da tarde, aproximadamente 50 mil pessoas passem pelo local. A Prefeitura de Curitiba instalou 42 brinquedos no parque, além de diversas atrações que são oferecidas ao público infantil.

crianccas

(Foto: Divlugação SMCS)

“É muito bom ver os curitibanos ocupando os espaços públicos da cidade”, comentou o prefeito Gustavo Fruet, que participou da festa. “Quando a população está presente nos parques e praças, humaniza estes locais, o que é muito bom para a cidade”, disse.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, informou que a programação em comemoração ao Dia da Criança acontece no sábado, domingo e se estende pela semana, em toda a cidade. “O objetivo é proporcionar integração e diversão a todos”, afirmou. Durante a semana, haverá atividades em vários bairros da cidade. Todas as administrações regionais programaram recreação e oficinas para crianças de 6 a 12 anos (veja programação abaixo).

Sábado no parque 

O engenheiro de produção Benedito Alves dos Santos Jr. acordou cedo para levar a sua filha, Beatriz, e a sobrinha, Isabela, ao Parque Barigui. “Elas estão aproveitando muito. A festa está bonita e divertida, com muitos brinquedos diferentes”, disse.

A dentista Mariângela Matos e Silva também aproveitou as atrações, ao lado da filha Júlia. “Já brinquei muito e tomei sorvete, estou adorando a festa”, contou a menina. O evento tem como tema “Diversão é a regra do jogo” e tem como proposta principal a confraternização da família, oferecendo atividades que incluam as crianças e seus pais.

Oficinas de artes, palco com atrações artísticas, brinquedos infláveis, camas elásticas, camarins de pintura, muro de escalada e tirolesa são algumas das atrações. A participação é gratuita e as atividades contam com orientadores.

Além da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, as ações no Parque Barigui contam com a participação de diversos órgãos da Prefeitura Municipal, como Meio Ambiente, Saúde, Educação, Abastecimento, Defesa Social, Setran, Fundação Cultural e FAS.

À tarde, também no Barigui, a Prefeitura apoia a programação do Ciranda Espetacular infantil, um evento que resgata as cantigas de roda que fazem parte do folclore infantil brasileiro, gravando e apresentando estas músicas tradicionais em melodias e arranjos reinventadas a partir da concepção artística dos músicos convidados. Veja a programação do Ciranda Espetacular Aqui.

Festa nas regionais

As nove administrações regionais da Prefeitura também terão atividades especiais para o Dia da Criança. No sábado, a regional Cajuru promove ações de recreação, enquanto as regionais do Bairro Novo, Boa Vista, CIC, Matriz, Pinheirinho e Portão têm sua programação agendada para domingo (13). As regionais Boqueirão e Santa Felicidade programaram festas para o dia 19.

O projeto Brincando tem Hora – que é desenvolvido pelas gerências regionais da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em espaços públicos ou em parceria com associações de moradores – também será especial neste Dia das Crianças, com o desenvolvimento de atividades de lazer e recreação.

No sábado, o Brincando tem Hora acontece na Igreja Profeta Elias (Rua Nova Aurora, 1340), próximo à Rua da Cidadania do Bairro Novo, e também na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Rua Romário Gonçalves), no Umbará.

No domingo, o projeto estará no Centro de Esporte e Lazer Xapinhal, no Sítio Cercado. O horário das atividades será das 14h às 17 horas.