Os membros do Conselho Estadual da Cultura (Consec) retomaram os trabalhos iniciados em 2012 com uma reunião no Museu Oscar Niemeyer (MON). Entre os principais assuntos debatidos estavam a eleição de uma comissão para a Conta Cultura e a revisão e aprovação do plano de execução do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).
O presidente do Consec, o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, anunciou na reunião que ainda no primeiro semestre de 2013 será lançado o edital do Profice no modelo de renúncia fiscal. Foi formado um grupo de trabalho que vai elaborar uma proposta de critérios para o edital, levando em consideração aspectos como regionalização, número de habitantes dos municípios, categorias iniciante e não iniciante e a criação de uma comissão de acompanhamento e avaliação. Foi discutida também a possibilidade de serem abertas oficinas para elaboração de projetos. Fazem parte deste grupo de trabalho os conselheiros Ana Maria Hladzuk, Renata Mele, Michelle Barbara Ferrari, Juca Rodrigues e Florindo Wistuba.
Os conselheiros fizeram indicações e o Consec elegeu representantes de todas as áreas artísticas para as comissões de avaliação da Conta Cultura, que está com inscrições abertas até 30 de abril de 2013.
Na reunião também foi debatida a necessidade de acompanhamento, por parte do Consec, das conferências municipais de cultura, que antecederão as conferências estadual e nacional, ainda sem data definida. A previsão é que a conferência estadual ocorra em 28 e 29 de setembro de 2013. Os municípios deverão encaminhar a documentação para participação até 31 de agosto.
O encontro também serviu para serem apresentados novos conselheiros que substituem membros regionais. Saem do Consec José Anésio Montini, Paulo Henrique Capillé e Marilene Serenato. Entram em seus lugares, respectivamente, Solange Batigliana, Cláudio Jorge Guimarães e Luiz Alberto da Silva. Também saíram do grupo Rafael Ruteski e Tânia Elke Gayer e entraram Narda Helena Jororski e Rosevera Bernardin. Denise Sartori foi eleita a nova secretária executiva do Consec, substituindo Florindo Wistuba.
A próxima reunião está agenda para o dia 5 de maio, em Curitiba.