Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Fotos: Antônio Nascimento – Banda B

Centenas de manifestantes bloquearam a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, durante a tarde desta sexta-feira (16) para exigir a pavimentação do prolongamento da via. De acordo com eles, o intenso pó traz muitos transtornos aos moradores da região, que sofrem ainda com o congestionamento nas ruas do entorno. O bloqueio ocorreu no trecho da avenida que passa por cima do Contorno Leste.

Segundo o manifestante Joaquim Domingos, outro problema ocasionado pela não pavimentação passa pelo transporte público, que tem pontos muito distantes das casas. “Nós temos que desembarcar longe e não há nem acostamento na rodovia para chegarmos em casa com segurança”, garantiu.

A moradora Lucrécia afirmou que os moradores da localidade se sentem abandonados, uma vez que nunca vêem seus pedidos serem atendidos. “Sou moradora daqui há anos, é pó, é falta saneamento básico. Qualquer acidente no Contorno, os motoristas desviam por aqui e causam congestionamentos. Só queremos que algo seja feito”, concluiu.

Resposta

A Banda B entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de São José dos Pinhais, que informou em nota que, com relação à pavimentação definitiva da continuação da Avenida Rui Barbosa, já existe o projeto de asfaltar a via e apenas está sendo terminado o processo para abertura de licitação para contratar a empresa para realizar a pavimentação definitiva. Com relação à ao saneamento básico na região, o município concluiu no mês de julho o Plano Municipal de Saneamento Básico, Abastecimento de Água e Coleta e Tratamento de Esgoto, que contempla o município em sua totalidade, ou seja, todos os bairros urbanos e regiões rurais do município.