A falta de uma sinalização defensiva está causando acidentes em um cruzamento no bairro Jardim Monte Santo em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A ouvinte Helen Regina da Cruz entrou em contato com a Banda B para alertar sobre a sinalização de uma lombada colocada nesta segunda-feira (23) na Avenida Domingos Scucato. Segundo ela, não há nenhuma placa, metros antes da lombada, indicando a sinalização.

“Meu namorado caiu, quebrou a moto, está todo machucado. Ele passou ali de noite. Não fazia ideia que colocariam uma lombada naquele ponto sem sinalizar antes”, conta Helen. O namorado dela Murilo Aloísio da Silva, 23 anos, foi internado no Hospital Cajuru com ferimentos generalizados, mas passa bem.

De acordo com moradores, a lombada é bem-vinda no local para reduzir a velocidade, no entanto vem causando acidentes porque os motoristas foram pegos de surpresa. “Na outra avenida está cheio de placas, mas ainda sem lombadas. Então, eles passam por lá e sabem que daqui a pouco vão colocar, mas aqui não foi feito isso. Tem apenas uma placa do lado da lombada”, alega a moradora, que ainda confirma uma movimentação intensa na avenida.

Também, a dona de um comércio próximo dessa lombada contou à Banda B que em menos de 24 horas já viu dois acidente e várias freadas bruscas. “As pessoas que passam aqui não sabem que a lombada foi colocada, então quando veem a placa imaginam que ela vai estar mais à frente, mas não”, disse a comerciante que pediu para não ser identificada.

Outro lado

Quanto ao caso, a Prefeitura de Almirante Tamandaré prontamente enviou uma nota à Rádio Banda B. Confira ela na íntegra:

“Com relação à lombada, a prefeitura informa que a instalação do equipamento foi feita na segunda-feira (22). Antes disso, na semana passada, já houve a instalação de uma placa avisando que haveria uma lombada naquele local. Além da sinalização vertical, também está programada para esta semana a pintura na lombada – sinalização horizontal. Tal sinalização não pode ocorrer de imediato porque, tecnicamente, é preciso um intervalo entre a instalação da lombada e a pintura do asfalto.

Além disso, também estão sendo instaladas as placas de sinalização vertical a 50m e a 100m antes da lombada. No local, já havia sido identificada a necessidade da substituição das placas de 35x35cm, por uma de 50x50cm. Situação que nesta semana já será resolvida”.