A qualidade da água do mar voltou a melhorar nas praias do Paraná. O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (11) mostra que, dos 90 quilômetros da orla, s1.600 metros estão impróprios para banho, ou seja onze ponto. Na Costa Oeste e o Norte do Estado, os resultados se mantêm os das últimas semanas.

As análises da qualidade da água seguem padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e foram feitas de domingo (6) a quinta-feira (10). O monitoramento é feito nos pontos mais críticos, em momentos de grande movimentação de pessoas. O objetivo é desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.

Segundo o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Alberto Baccarim, a melhora se deve à diminuição da intensidade das chuvas e ao menor número de veranistas. “As condições da água no litoral têm melhorado em comparação com a temporada passada. Temos apenas uma exceção no dia 2 de janeiro, quando tivemos chuvas torrenciais e a presença maciça de pessoas”, explicou.

O IAP alerta os veranistas para que respeitem a sinalização nas praias e consultem o boletim de balneabilidade antes de escolher aonde vão se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros, à esquerda e à direta da sinalização. Nesses locais, os índices de enterococcus estão acima do recomendado pelo Conama, o que indica que os locais podem estar contaminados especialmente por esgoto clandestino. A bandeira verde indica que a água pode ser aproveitada para o banho de veranistas.

Confira os pontos impróprios para o banho:

Encantadas (Baía) – Direita do trapiche (250m)

Balneário Shangri-lá – Avenida Paranaguá

Balneário Ipanema – Rua Pará

Praia de Leste – Rua Baronesa do Cerro Azul

Caiobá Praia Brava – Rua Londrina (Posto Policial / Salva Vidas)

Caieiras – Esquerda das pedras (250m)

Balneário Brejatuba – Rua Pedro Álvares Cabral

Ponta da Pita – Ponta da Pita

Rio do Nunes – Próximo a ponte PR-340

Rio Nhundiaquara – Porto de Cima

Rio Nhundiaquara – Largo Lamenha Lins