Prefeitos, deputados, empresários e outras lideranças de Paranavaí, na região Noroeste do Estado, agradeceram nesta quarta-feira (03) ao governador Beto Richa pela escolha do município como sede da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Em reunião realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, eles afirmaram que a instalação da universidade será decisiva para o desenvolvimento social e econômico da região.

A Unespar é a terceira maior universidade mantida pelo Estado em número de estudantes, com aproximadamente 12,6 mil alunos de 150 municípios paranaenses. “A instalação da cidade universitária será um indutor de desenvolvimento para a região. Com mais cursos, virão mais pessoas para o município. A pesquisa cientifica será fomentada e haverá qualificação de mão de obra”, disse o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.

O governo investe cerca de R$ 1,3 bilhão por ano na manutenção do ensino superior estadual. A Unespar reúne oito faculdades, que anteriormente eram isoladas, e ofertará 67 cursos. “Um sonho que o governo realiza. Uma conquista que será um marco para nossa região. Essa é uma conquista de todos,” disse Teruo Kato, deputado estadual.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, também avaliou os impactos da instalação da Unespar trará para região, principalmente fomentando o comércio local. “Durante muitos anos aguardamos uma ação como essa. Agradecemos publicamente pelo apoio do governo estadual”, disse. Ele entregou também um ofício com assinaturas de lideranças que não estiveram presentes no encontro.

“Fico satisfeito em saber que fizemos a escolha correta instalando a reitoria em Paranavaí, que durante anos foi esquecida pelo governo estadual. Estamos agora resgatando a dívida com o município. Essa é uma conquista de todos”, afirmou o governador. Richa destacou outros investimentos realizados no município, como o reforço de viaturas policiais, a construção de unidades habitacionais e melhorias nas estradas.

Integram a universidade a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e a Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê), além das faculdades de Artes do Paraná (FAP); de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).