Da SMCS

leaodentro

Rawell chegou e já ganhou um lanche gostoso (Foto: Divulgação SMCS)

O leão Rawell, que foi retirado de Monte Azul Paulista (SP) e levado para um criadouro em Maringá, no norte do Paraná, chegou ao zoológico de Curitiba na noite desta quinta-feira (09).

A pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o felino ficará em Curitiba até que se decida a posse definitiva dele, sendo o zoológico determinado fiel depositário.O leão passará por avaliações clínicas e poderá ser visto pelos visitantes somente quando estiver adaptado ao novo ambiente.

O superintende de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, conta que foi necessário realizar algumas mudanças para a recepção do leão Rawell. O felino será acomodado no recinto de exposição atual do leão (Simba, 13 anos), devido à proximidade do recinto das duas leoas gêmeas (Nala e Leona) que não podiam ficar juntas com o novo leão, pois o Simba é o pai delas.

“Deste modo, asseguramos oferecer excelentes condições para que este felino viva da melhor forma possível sua vida animal. Temos como foco principal a educação ambiental, e recebemos em sua maioria apenas animais selvagens em risco apreendidos, de comércio ilegal, atropelados ou que necessitem de cuidados médicos-veterinários especiais, como o Rawel”,explica.

A operação de transferência do leão teve a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Polícia Civil do Paraná e Conselho Regional de Medicina Veterinária.