A solenidade de instalação do Juizado Especial na comarca de Jacarezinho aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/1). A cerimônia, conduzida pelo 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, foi bastante prestigiada por autoridades e pela população local.

Durante o seu discurso, a juíza de Direito diretora do Fórum, Anne Regina Mendes, ressaltou a melhoria dos serviços judiciários prestados no Paraná alcançada na atual gestão. “Todas essas ações trouxeram, com certeza, aumento da produtividade e celeridade na tramitação dos processos”, afirmou.

Quanto à criação do Juizado Especial, a magistrada enfatizou que a partir da instalação, a população local ganha celeridade e eficácia nas causas de menor valor. “Criar uma vara específica do Juizado Especial significa a efetiva democratização do judiciário, pois essa modalidade de justiça, cujo principal objetivo é a celeridade do processo, serve a todos os segmentos da sociedade, principalmente aqueles que não podem arcar com custas processuais e os honorários advocatícios”.

Por fim, a diretora do Fórum elogiou e agradeceu à cúpula diretiva do TJPR pelas conquistas de Jacarezinho no último biênio: instalação da Vara de Família, Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do foro Extrajudicial; estatização da Vara Cível; instalação do juizado especial.

Compareceram à solenidade, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Noeval de Quadros; o gestor do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o secretário do TJ, Acir Bueno de Camargo; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; entre outras autoridades, funcionários e servidores.