A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai abrir um novo Campus em Jandaia do Sul, no Norte do Estado, a 384 quilômetros de Curitiba. A decisão de expandir a instituição foi aprovada este mês por unanimidade pelo Conselho Universitário, que ainda não definiu uma data para a nova estrutura começar a funcionar. Foi criada uma comissão de implantação, que tem até o começo de junho para apresentar propostas curriculares de cursos, da estrutura física necessária e do local onde será instalado o Campus.

Segundo a diretora do Setor de Educação e integrante da comissão, professora Andréa Caldas, a UFPR deve ofertar dois cursos na área de Educação, provavelmente, Pedagogia e Licenciatura em Ciências e outros três em Engenharia, mas ainda não foram definidas as áreas. A comissão vai levar em conta o potencial econômico e as necessidades da Região. Para cada curso serão destinadas 50 vagas. A criação desse campus tem apoio do Ministério da Educação, que deve bancar os custos de implantação.

A implantação do novo Campus foi o assunto do encontro entre o deputado Alex Canziani (PTB) com o reitor, na manhã desta segunda-feira( 29) na Reitoria. Participaram a diretora e vice-diretor da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), além de pró-reitores da UFPR. Durante o encontro foi marcada uma visita de representantes da Comissão UFPR para sexta (3) com o objetivo de se conhecer a estrutura da Fafijan e possíveis locais para as novas instalações.