Alexander Biondo – SMMA

O jacaré do Parque Barigui, que foi capturado após ficar famoso nas redes sociais em 2012, pode ser levado para “casa”, para o Pantanal, entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Desde a sua captura no mês de outubro, o animal da espécie Caiman yacare foi levado para o Zoológico de Curitiba. Agora, o conhecido jacaré-do-pantanal será levado para um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande (MS), onde passará por uma avaliação. Se aprovado, voltará ao seu habitat natural. A transferência acaba de ser autorizada pelo Ibama-PR.

De acordo com o veterinário do zool ógico Manuel Javorski, o animal está saudável, por isso a equipe considerou apta a avaliação no Pantanal. “Ele já está muito bem, provavelmente foi trazido para a capital paranaense por algum turista que foi ao Mato Grosso. Ao chegar, não sabia o que fazer e soltou no lago do parque”, disse.

Durante os cinco últimos meses, o Zoológico de Curitiba atuou como fiel depositário do animal, abrigando-o provisoriamente. O jacaré não pertence ao acervo do Zoo e foi mantido no local até que uma melhor alternativa de destino ao animal fosse encontrada.

Relembre o caso

O réptil, que na época possuía 1,70 metro de comprimento e cerca de 120 quilos, ficou famoso no final de outubro, após uma usuária da rede social Facebook posta uma foto sua “passeando” pelo parque. Ele foi capturado quase um mês depois por uma equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que o levou para o zoológico, no bairro Boqueirão.