Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Fotos: Juliano Cunha – Banda B 

A família dos irmãos José Carlos dos Santos, 52 anos, e de João dos Santos, 60 anos, entrou em contato com a Banda B nesta sexta-feira (2) para pedir ajuda. Moradores da Rua Alberto Bernarski, no bairro São Braz, em Curitiba, eles já vivem nesta situação há anos e a família já não sabe mais o que fazer para prestar auxílio.

De acordo com a irmã deles, Thais dos Santos, eles já não tomam banho há meses e se recusam até trocar de roupa. “Um deles está nessa situação há mais de 28 anos, não sabemos o que podemos fazer. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) já esteve aqui, mas eles não aceitam ajuda, não saem de casa, só queremos que algo seja feito”, disse.

Thais conta que a situação em que eles vivem é tão extrema, que já fazem as necessidades biológicas na calça e nem sentem mais. “O cheiro é muito forte, um deles está com uma ferida que nem cicatriza e se recusa a andar até a unidade de saúde, além de tudo eles não nos permitem fazer qualquer mudança na casa”, comentou.

Segundo a família, a Prefeitura de Curitiba já esteve no local e levou produtos de higiene e comida, mas mesmo assim a situação se mantém. Até o auxílio Bolsa Família já foi emitido para eles, mas existe a recusa de ir até um banco desbloquear o cartão.

A Banda B entrou em contato com a Prefeitura, que informou que os irmãos ainda não possuem cadastro na Fundação de Ação Social (FAS). Uma equipe deve se encaminhar até a casa e verificar uma possível solução.