Por Luiz Henrique de Oliveira

Institutos Meteorológicos alertam para um grande risco de chuva extrema com a possibilidade destas causarem enchentes e deslizamentos durante este final de semana no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O instituto meteorológico gaúcho MetSul, o primeiro a acertar a previsão para neve neste ano, elaborou nesta quinta-feira (19) um alerta que já preocupa as autoridades:

alertadechuva

Quando chove muito, Barigui costuma ficar assim (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

“O tempo começa a mudar já hoje à noite. Áreas de instabilidade devem se formar entre Santa Catarina e o Paraná, alcançando a divisa gaúcha e catarinense no final do dia e nas primeiras horas desta sexta. No decorrer da sexta, a chuva segue se deslocando para o Sul e alcança quase todo o território gaúcho. Neste movimento de Norte para Sul, sob uma condição de frente quente, é razoável se esperar a ocorrência de muitos raios com registro até de trovoadas fortes, não se descartando temporais de granizo e vento forte na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Os maiores índices de instabilidade, sinalizadores do risco de tempo severo e temporais, são projetados para os estados catarinense e paranaense”, diz o instituto.

O instituto Clima Tempo dá a mesma previsão para o domingo e uma imagem vale mais do que mil palavras:

previsaoclimatempo

Por fim, o Instituto Tecnológico Simepar também já emite um alerta para as tempestades no final de semana:

“A equipe de meteorologistas do Simepar vem observando ao longo dessa semana a manutenção de prognósticos de chuvas em excesso para o próximo fim de semana (21 e 22/09) na Região Sul. Isto é, esta condição meteorológica prevista deixa alto o risco de cheias, enxurradas e alagamentos em toda a metade sul do Paraná, com ênfase para os setores oeste e sudoeste do Estado. Porém, ressalta-se que as chuvas mais fortes devem ocorrer num curto espaço de tempo (em menos de 24 horas) e a resposta deste excesso de precipitação é, normalmente, rápido”, afirmam os meteorologistas do Simepar.

O negócio é se preparar para um domingo de muita chuva. Jogadores de Atlético Paranaense e Ponte Preta não vão ter como fugir do temporal, já que os clubes se enfrentam pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro no Estado Durival e Britto, na tarde de domingo.