Termina no próximo sábado (16) o prazo para as inscrições no programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte. Serão selecionados 7 mil voluntários de todo o Brasil para a Copa das Confederações FIFA 2013, número que deve chegar a 100 mil pessoas para a Copa do Mundo de 2014. Os interessados devem preencher cadastro no site do programa (www.brasilvoluntário.gov.br)

Mais de 30 mil pessoas já se inscreveram, a maioria com o perfil desejado para o trabalho. É necessário ter no mínimo 18 anos, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. O resultado será divulgado ainda este mês.

“Uma das novidades é que há 4,5 mil vagas para artistas voluntários que queiram participar das cerimônias de abertura e encerramento da Copa das Confederações, que acontecerão em Brasília (15 de junho) e no Rio de Janeiro (30 de junho)”, informou o secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mário Celso Cunha.

O simples preenchimento do cadastro não garante a participação. A seleção será feita por um comitê estabelecido pelo Ministério do Esporte. Todos os escolhidos passarão por testes de avaliação, treinamentos e ensaios realizados no Centro Interescolar de Educação Física (CIEF) de Brasília.

“Embora o foco neste momento seja a Copa das Confederações, é possível fazer o cadastro para trabalhar como voluntário na Copa do Mundo de 2014, dentro do programa do Ministério do Esporte”, lembrou Jackson Pitombo, secretário de Estado do Turismo.

O Brasil Voluntário é diferenciado do credenciamento de voluntários da FIFA. O programa do Ministério do Esporte vai credenciar pessoas para mais de cem funções.

O credenciamento da FIFA já encerrou as inscrições com 130 mil candidatos de 147 países. São 68.040 homens e 62.879 mulheres. Deste total, 4.935 são do Paraná. A FIFA vai selecionar 18 mil candidatos, que serão distribuídos nas 12 sedes da Copa de 2014, para atuar nos estádios, Fan Fest, portos, aeroportos, rodoviárias e equipamentos temporários.