Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um idoso de 78 anos precisou ser encaminhado em estado grave ao pronto-socorro após sofrer uma queda na saída da estação-tubo Praça Osório, no Centro de Curitiba. De acordo com o capitão Edison, do Corpo de Bombeiros, houve um aumento nos casos de quedas de idosos nos últimos dias e a população como um todo precisa ter cuidado com as vítimas, principalmente na prevenção de acidentes.

quedaidosos

Foto: Juliano Cunha – Banda B

“As causas dos acidentes não costumam ser investigados pelos bombeiros, mas percebemos que a principal causa são as desatenções. Aquilo que para um jovem pode ser uma queda leve, pode levar o idoso à morte em alguns casos”, comentou.

Segundo o capitão, até mesmo os bombeiros mudam completamente a forma de agir quando a vítima é idosa, o que torna o cuidado essencial. “No atendimento é feito com a maior atenção possível, já que os idosos possuem um corpo muito mais frágil e qualquer movimento pode machucá-los ainda mais”, disse.

O Corpo de Bombeiros orienta que todas as pessoas cedam os lugares para idosos nos ônibus e os auxiliem na descida de escadas. Cobrar das autoridades locais adequados, também é uma atitude importante para preservar a vida dos mais experientes.