O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) dirigiu nessa terça-feira (19), em Sarandi, Norte do Estado, a primeira audiência pública para a implantação do poliduto que transportará etanol de Sarandi ao Porto de Paranaguá. O duto é uma parceria do Governo do Estado com a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcoolpar) e Copel.

Segundo o projeto, o traçado passará por 23 municípios do Estado, desviando de grandes centro urbanos, Unidades de Conservação, Áreas de Proteção Ambiental e outras áreas sensíveis ao investimento. O duto terá 502 quilômetros de extensão e deverá escoar 4 milhões de metros cúbicos de etanol por ano.

A realização de audiências públicas é uma das solicitações para a obtenção da Licença Ambiental Prévia do empreendimento. “É nesse momento em que o IAP e os responsáveis pelo poliduto avaliam se a comunidade aprova ou não as modificações necessárias no meio social e ambiental”, afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Por isso, além de Sarandi, o IAP programou, juntamente com os empreendedores, dirigir mais quatro audiências públicas que acontecerão em Reserva, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Paranaguá. Todas serão amplamente divulgadas.

“Segundo a legislação ambiental, para empreendimentos de grande porte é preciso avaliar todos os possíveis aspectos de impactos ambientais, assim como medidas compensatórias e mitigadoras na sua implantação e operação”, explicou o diretor de Controle e Recursos Ambientais, Paulo Barros.

Em Sarandi, estiveram presentes 105 pessoas, a maioria estudantes de Engenharia Ambiental. Eles questionaram como qual tipo de álcool seria transportado, como seriam feitos os desvios necessários, inclusive em áreas montanhosas, e quais medidas seriam adotadas para evitar futuros acidentes ambientais.

Confira as datas das próximas audiências públicas:

20/ 02 (quarta-feira) às 19h – Reserva

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Generoso Marques, 1035 – Centro

04/03 (segunda-feira) às 19h – Ponta Grossa

Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos

Endereço: Rua Balduino Taques, 500 – Vila Estrela

06/03 (quarta-feira) às 19 h – São José dos Pinhais

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699

07/03 (quinta-feira) às 19h – Paranaguá

Local: Clube Seleto

Endereço: Rua Baronesa do Cerro Azul, 1361 – Alto São Sebastião