Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

BRANDAO

Miriam deixou mensagem para o marido (Foto: Reprodução Facebook)

“Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche”. As palavras da fria poesia de Marta Medeiros encontra eco na dor de Miriam Weiss Brandão, a esposa do engenheiro Renato Brandão, desaparecido misteriosamente no bairro Ahú, em Curitiba, desde o dia 13 de setembro de 2011. Agora, a falta de respostas completou dois anos.

brandao19092013

Polícia chegou a fazer montagem sobre como pode estar o engenheiro (Divulgação Polícia Civil)

Para Miriam, quanto mais o tempo passa, mais fica difícil. “Cada dia fica mais longo. Já são dois anos sem a presença dele e sem saber o que aconteceu. É uma situação complicada. Queria uma resposta, só isto para dormir tranquilamente”, afirmou em entrevista à Banda B nesta quinta-feira (19).

O tempo passa e com ele a sociedade e parte da imprensa esquecem do caso, mas e a polícia, também? “Olha ninguém entra em contato comigo, não sei se eles já não arquivaram o caso. O que eu consigo são ajudas de pessoas no facebook e também com a Polícia Militar de Santa Catarina”, descreveu.

Se parte da imprensa, da sociedade e da polícia esquecem o que aconteceu, para a família a esperança nunca vai ter fim. “Enquanto não tiver uma resposta nós acreditamos que ele está vivo. Peço que o que aconteceu não caia no esquecimento, porque precisamos de uma resposta. É difícil viver sem saber o que aconteceu com o seu ente querido”, concluiu.

Brandão desapareceu quando saiu de casa para andar de bicicleta pela manhã no bairro Ahú. O meio de locomoção dele chegou a ser encontrado na Estrada da Graciosa, no Litoral do estado, e só. Desde então, mais nenhuma pista. Somente no Paraná há registros de centenas de adultos desaparecidos. Com a resposta, as autoridades de Segurança Pública do Paraná.