Da SMCS

GUARDA 2

Novo módulo foi instalado (Foto: SMCS)

O Largo Bittencourt, localizado em frente ao Círculo Militar do Paraná, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) um módulo móvel da Guarda Municipal de Curitiba. O equipamento permanecerá no local durante 15 dias e depois será deslocado para o Terminal Guadalupe, também na região central.

Esta é a 7ª edição da Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante). “Após o término de cada operação, a região continua sendo coberta por operações-relâmpago e por rondas intensificadas da Guarda”, explica o inspetor-chefe do Centro de Operações da Guarda Municipal, Vanderson Limas Cubas.

Um dos objetivos da Operação MMI é aproximar a corporação da população local, reforçando o papel de Guarda Comunitária. “Para nós, é importante criar um vínculo e ter o apoio do taxista, do gari, do comerciante e do morador de cada região”, diz o inspetor. “Ninguém entende mais da região do que quem vive e trabalha ali.”

Cubas destaca a importância da participação da população, que pode fazer sugestões e denúncias à Guarda Municipal pelo telefone 153. “Contamos com o apoio da comunidade para manter a tranqüilidade e a segurança nos equipamentos públicos”, diz.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro, Wilma Kurth Heussinger, ficou satisfeita com a chegada do módulo móvel ao Largo Bittencourt. “Esta era uma reivindicação de todo o comércio da região e também dos alunos e professores do Colégio Estadual do Paraná, que fica aqui ao lado”, conta. “Certamente, a região será muito beneficiada com a Operação”, diz.

A opinião é compartilhada pela gerente do café instalado no Largo, Eva Varela. “Quando temos qualquer problema de segurança, acionamos a Guarda Municipal, que está sempre por perto”, informa a gerente. “Agora me sinto mais segura com o módulo instalado bem ao lado do café”, diz.

O aposentado Adão Batista de Oliveira, morador na região e freqüentador diário do café, também gostou do reforço na segurança e elogiou o trabalho da corporação. “É muito bom para nós termos a Guarda Municipal sempre por perto”, afirma.

A operação

A Operação MMI foi lançada em abril, na Praça 29 de Março, onde o módulo itinerante permaneceu durante um mês. No período, os índices de violência diminuíram mais de 90%. A Operação também passou pelo Parque Cambuí, na Fazendinha, onde houve significativa diminuição nos índices de furtos e poluição sonora. Depois, a MMI foi até as praças Carlos Gomes e Osório, na região central, e Abílio de Abreu, no Guabirotuba.

Um segundo módulo móvel está atualmente instalado na Praça Joaquim M. de Almeida Torres, no bairro Hauer. Além da presença física do módulo e de agentes que ficam nas praças, a Operação conta com rondas 24 horas feitas por viaturas, motos e bicicletas da Guarda Municipal, que permanecem após o deslocamento do módulo.

Antes do início de cada Operação, a Guarda Municipal faz um rastreamento do local, com a presença de cães farejadores. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS).