Da SMCS

O prefeito Rafael Greca esteve nesta sexta-feira (24) na Regional CIC para visualizar alguns projetos que serão feitos na região. O principal é a criação de uma Rua da Cidadania na Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, que vai reunir os diversos serviços municipais em um grande centro comunitário. “Vamos integrar os equipamentos urbanos e abrí-los para a comunidade”, disse o prefeito.

Foto: SMCS

O percurso começou na Praça Central e seguiu para a Unidade Saúde, passando também pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Nossa Senhora da Luz, onde o prefeito conversou com Veranice Hayashida, assistente dos núcleos regionais da Fundação de Ação Social (FAS), Cíntia Aumann, supervisora da FAS CIC, e Rosilene Borba, coordenadora do Cras. “A qualidade do serviço do Cras existe graças aos bons funcionários públicos que servem o nosso povo”, disse Greca à equipe de servidores.

O prefeito também passou pelo Farol do Saber Frei Miguel, mais uma unidade que vai integrar o complexo da Rua da Cidadania. “Queremos dar pleno uso aos equipamentos urbanos”, explicou Greca, e completou: “Quero Curitiba para todos os curitibanos.”

Acompanhando a visita, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Reinert, ressaltou que a nova Rua da Cidadania já está em fase de projeto. “A iniciativa possibilita que essas unidades municipais se comuniquem”, concluiu Reinert.

O novo equipamento urbano será uma forma de reunir a população, segundo o administrador da regional CIC, Raphael Keiji Assahida, o que será uma grande conquista para a comunidade. “Queremos que o espaço tenha diversas atividades para todas as faixas etárias, sobretudo no contraturno escolar.”

O prefeito também foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, o secretário Municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, e o inspetor Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal, e os vereadores Rogério Campos e Zezinho do Sabará.

Armazém da Família

Na sequência do trajeto, o prefeito visitou o Armazém da Família, que está recebendo nova pintura. Outra novidade nesta área é a ampliação do atendimento dos Armazéns da Família em toda a cidade. Agora, famílias com renda de até cinco salários mínimos podem comprar nos armazéns.

Greca saudou os funcionários e enalteceu as vantagens do Armazém da Família. Um levantamento de 103 itens, feito pela Secretaria Municipal de Abastecimento, apontou que os armazéns têm preços até 30% mais baratos em relação ao comércio normal. “Essa é uma forma de a cidade ser solidária com as famílias mais humildes”, afirmou Greca.

Clube da Gente

O Clube da Gente do Caiuá concentra atividades esportivas de todos os tipos e tem 1.700 alunos inscritos. Ao conhecer a unidade, o prefeito determinou que fossem realizadas algumas reformas pontuais na estrutura. Greca também falou sobre a possibilidade de utilizar algumas salas ociosas para o programa Linha do Conhecimento.

Uma outra definição foi a de instalar uma estrutura da saúde para poder atender a população local, que frequenta o espaço. “Quero que as secretarias municipais da Saúde e Educação ergam aqui uma estrutura de trabalho”, disse o prefeito, que explicou ainda que está sendo feito um convênio com universidades, que podem fornecer mão de obra para as unidades.

A coordenadora do Clube da Gente do Caiuá, Walkyria Coelho de Miranda, ficou contente com as novidades. “Temos um grande número de idosos que poderão procurar atendimento médico no clube”, celebrou. A visita também foi acompanhada pela chefe do núcleo regional da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na CIC, Alessandra Lopes Pelin Ruy.