O Colégio Estadual do Bairro Itaipu, em Salto do Lontra, Sudoeste do Estado, vai ganhar novas instalações. O governador Beto Richa autorizou a licitação da obra, que terá investimento de mais de R$ 4 milhões. O anúncio da nova escola foi feito pelo vice-governador e secretário estadual da Educação, Flavio Arns, durante visita à região, nesta sexta-feira (5).

“É mais uma escola para atender as demandas e melhorar a qualidade de ensino e a condição de trabalho dos professores e dos funcionários”, disse Arns. Com a nova estrutura, além do ensino fundamental, serão abertas vagas para o ensino médio.

O prédio será construído em área de 2,5 mil metros quadrados e terá dez salas de aula, oito salas ambientes e administrativas, laboratórios de química, física, biologia e informática, biblioteca, quadra coberta, cozinha, refeitório, passarela coberta, pátio e casa para o zelador. Haverá, também, dez banheiros, elevador e rampa de acesso para alunos e professores com deficiências físicas.

ADEQUADO E MODERNO – A obra resolverá o problema de falta de espaço no prédio atual, que é antigo e não comporta uma ampliação. “Não havia possibilidade de ampliar a estrutura no mesmo local, por isso a solução foi construir um novo prédio, mais adequado ao porte da escola e moderno”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, Jaime Sunye.

Atualmente a escola funciona em dualidade administrativa com a Prefeitura de Salto do Lontra e atende 222 alunos do ensino fundamental. “O novo prédio era tudo o que nós esperávamos e vai dar condições de ampliarmos o trabalho, inclusive para a educação em tempo integral”, contou a diretora Ivonete Vanderlinde Toscan.

Outra obra autorizada pelo governador Beto Richa é a obra de melhoria no Colégio Estadual Professor Antonio Emilio Antonelli, de Guamiranga, na região dos Campos Gerais. Serão investidos R$ 320,5 mil.

VISITAS – Flávio Arns visitou nessa sexta-feira (5) seis escolas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Dois Vizinhos. Durante a visita Arns ouviu dos diretores, professores e alunos, as necessidades de cada unidade para a melhoria da educação no município.

“É importante estarmos sempre na escola para sabermos o que a comunidade escolar pensa e quais são as suas reais necessidades. Com conhecimento de causa, todas as atitudes são tomadas com base na realidade, com muito mais chance de acerto”, afirmou Arns.