Uma comitiva formada por pequenos e médios empresários da província de Treviso, região do Vêneto, na Itália, esteve no fim da tarde de quarta-feira (17) na Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. Eles estão no Paraná há dez dias em busca de negócios e parceria.

O governo estadual vai incentivar negócios com empresários paranaenses. “Colocamos à disposição dos empresários italianos as estruturas do governo que podem facilitar contatos com empresas paranaenses”, afirmou o diretor-geral da Secretaria da Indústria e Comércio, Horácio Monteschio. A comitiva também foi recebida pelo presidente da Agência de Internacionalização do Paraná Rui Lemes.

A comitiva é formada por empresários dos setores de construção civil, energias renováveis, turismo e automação industrial. “Além de negócios e parcerias, queremos trazer ao Paraná o empreendedorismo italiano, que é reconhecido mundialmente”, explicou Bartolo Liali, empresário brasileiro que morou por duas décadas na Itália e está assessorando a comitiva.

Os italianos também têm interesse em trazer ao Paraná experiências e ferramentas para a construção de casas autossustentáveis e para dinamizar o turismo no Estado. “Temos aqui incríveis atrações naturais que podem ser muito bem utilizadas para a melhoria da qualidade de vida, criando projetos urbanísticos de alta tecnologia e qualidade”, disse o empresário Gabriele Righetto.