A edição do programa Paraná em Ação – Mutirão da Cidadania realizada neste fim de semana no Santuário Santa Rita de Cássia, Vila Hauer, em Curitiba, reuniu cerca de 9 mil pessoas e realizou mais de 22 mil atendimentos. Além dos serviços de emissão de documentos, o programa desenvolveu orientação à saúde, oficinas temáticas e educação ambiental.

A feira de serviços gratuitos começou no sábado (04) e terminou no domingo (05), atendendo a população do Bairro do Hauer e região. Centenas de pessoas aproveitaram o final de semana para colocar em ordem os seus documentos, realizar exames de saúde e receber orientações a respeito dos seus direitos. A feira reuniu diversos órgãos públicos, estadual e municipal, em um mesmo local, proporcionando comodidade a todos que lá estiveram.

As oficinas de artesanato e reaproveitamento de materiais reciclados, oferecidas durante o Mutirão da Cidadania, tornaram-se multiplicadores de talentos e fonte de renda das pessoas por todo o Paraná .

As artesãs e instrutoras, responsáveis pelas oficinas de bijuterias, também desenvolveram várias oficinas de customização, acessórios, enfeites e objetos de decoração, permitindo que os alunos, além de multiplicadores de seus talentos, possam levar para as suas comunidades, novas oportunidades de geração e incremento da renda familiar.

Segundo o secretário especial de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, os números comprovam que o Governo do Paraná leva a sério o projeto de levar políticas públicas e a inclusão social para todo o Estado. Foram emitidos mais de 2 mil documentos, como carteiras de identidade, CPF, carteira de trabalho, e realizados 1.246 exames de saúde. A parceria com as secretarias estadual e municipal da Saúde permitiu oferecer exames de urina, colesterol, glicemia, aferição de pressão arterial, e avaliação física, Os participantes também foram orientados sobre transplantes de órgãos e prevenção contra a dengue.

Ubirajara Schreiber destacou que as parcerias e a soma de esforços garantiram o sucesso do programa. Para o secretário, o evento atendeu às necessidades da população da região, promovendo o resgate da cidadania.