Acontece nesta sexta-feira (5) a formatura de 302 profissionais do curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no polo de Dois Vizinhos. O evento integra a série de formaturas de cerca de 13 mil profissionais, iniciada nesta semana, em vários municípios do Estado.

Esta é mais uma etapa encaminhada pelo Governo do Paraná para regularização de 30 mil profissionais da educação, que começaram sua graduação na Faculdade de Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). O curso foi oferecido aos alunos por universidades estaduais em 47 polos de educação à distância que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Universidades Estaduais do Paraná de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM), de Londrina (UEL) e do Centro-Oeste (Unicentro).

As formaturas irão acontecer de forma descentralizada em diversos municípios do Paraná. Curitiba sediará, em junho, a cerimônia de encerramento, que contará com a participação de todos os órgãos e instituições envolvidos, bem como dos pedagogos recém-formados.

Os cerca de 13 mil formandos pelas universidades estaduais são professores que estavam inscritos no Programa Especial de Capacitação para Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil Programa de Capacitação-Vizivali, entre 2002 e 2004, e não conseguiram reconhecimento do curso superior.

O secretário da educação e vice-governador, Flávio Arns, participou da primeira formatura, no município de Ibaiti, nesta quinta-feira (4), onde cerca de 100 professores foram licenciados pela UEPG.

“É uma mais etapa vencida nessa luta. Esse diploma representa muito mais do que a regularização da situação profissional dessas pessoas. Ele representa respeito e dignidade, que foram restaurados depois de um longo e desgastante processo”, afirmou Arns.