O Governo do Estado intensificou o trabalho no litoral para os paranaenses aproveitarem o Carnaval com tranquilidade e segurança. Depois do Ano-Novo, este é o segundo período de maior movimento nas praias e cidades litorâneas. Os foliões encontrarão serviços e estrutura para aproveitar os quatro dias de feriado.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) orienta os motoristas a viajarem em horários alternativos, quando o tráfego é mais baixo, e trabalha para reduzir o tempo de espera nas filas de travessia do ferryboat. As equipes distribuem panfletos com as informações nas rodovias e nas proximidades do ferryboat. A operação conta com ajuda da Polícia Militar.

A estimativa da concessionária Ecovia, que administra o trecho entre Curitiba e o litoral do Estado, é que 245 mil veículos passem pela BR-277 entre sexta-feira (08) e quarta-feira (12).

A Polícia Rodoviária Estadual fará fiscalização com radares e bafômetros em todas as estradas de acesso às cidades litoral. Haverá blitze na PR- 407, que liga Pontal do Paraná à BR-277; na PR-412, de Garuva a Guaratuba; na PR-408, de Antonina à BR-277; e na PR-508, de Alexandra e Matinhos. Para facilitar o trânsito na volta do feriado, na quarta-feira (13), a PR-407 terá mão única em direção à BR-277, das 8h às 13h.

SEGURANÇA – O trabalho dos 2,2 mil policiais civis e militares que trabalham desde dezembro na Operação Verão será reforçado para o Carnaval. A PM recebeu 20 viaturas para reforçar o patrulhamento em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e a região de Paranaguá (que abrange também Morretes, Antonina e Guaraqueçaba). Cada localidade recebeu cinco viaturas, que fazem parte do lote de 1.220 novos veículos adquiridos pelo Governo do Estado recentemente.

Para aumentar a segurança dos foliões, a Copel reforçou os condutores de energia elétrica ao longo da Avenida Atlântica, no balneário de Caiobá, em Matinhos, trecho de maior concentração de pessoas no Carnaval. Os eletricistas substituíram 2 mil metros de fios de cobre de 17 mm por cabos de 35 mm na rede de alta tensão. A maior espessura dos cabos aumenta a resistência a rompimento em caso de contato com serpentinas, fogos de artifício e outros objetos.

SAÚDE – Durante o Carnaval, as equipes da Secretaria Estadual da Saúde vão distribuir 800 mil camisinhas para a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. O atendimento nos postos de saúde e hospitais do litoral também foi reforçado com médicos, ambulâncias, equipamentos, medicamentos, helicóptero para remoções.

O Governo do Paraná também mantém o Centro de Recuperação de Afogados, no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos, para atender afogamentos e acidentes com animais marinhos com maior eficiência. Nas areias, 420 guarda-vidas cuidam dos banhistas, além de embarcações em praia e viaturas motorizadas.

TRANQUILIDADE – As cinco Bibliopraias montadas no litoral para o empréstimo gratuito de livros funcionarão de sábado (09) a terça-feira (12), das 8h às 18h. As bibliopraias ficam em Caiobá (praias Brava e Mansa), Guaratuba, Pontal do Paraná (Ipanema) e Paranaguá. Cada uma oferece 1,2 mil livros de todos os gêneros. O empréstimo é feito de forma simples: basta o leitor fornecer o nome e telefone. A devolução pode ser feita em qualquer uma das unidades.

Na quarta-feira (13), as Bibliopraias voltam a funcionar das 8h às 20h, até o dia 17, ao meio-dia. A partir desta data os módulos irão circular por outros municípios paranaenses, de março a outubro.

LIMPEZA – O Governo do Paraná aumentou em 40% o número de profissionais da limpeza em relação à Operação Verão do ano anterior. São 977 funcionários neste ano, bem mais que os 680 da temporada passada. As equipes fizeram roçada de vias públicas, retirada de material de podas e de construção, varrição de ruas e limpeza geral das praias.

O governo também dobrou o número de lixeiras instaladas na orla. Além disso, seis máquinas saneadoras limpam a areia de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Os equipamentos operam à noite, com a praia vazia, peneirando a areia e recolhendo resíduos pequenos.

HORÁRIOS PARA PEGAR A ESTRADA E O FERRYBOAT

– Sexta-feira (08) – movimento na estrada é intenso das 10h às 24h. No ferryboat, o melhor horário é antes das 12h e depois das 23h.

– Sábado (09) – estrada movimentada das 7h às 21h. No ferryboat, travessia melhor antes das 10h e depois das 23h.

– Domingo (10) – no ferryboat, movimento durante todo o dia por causa da Caiobanda. Fluxo mais intenso a partir das 15h. Para a estrada, o maior movimento é das 8h às 13h.

– Segunda-feira (11) – o movimento do ferryboat é intenso antes das 9h, no retorno dos foliões da Caiobanda, e volta ficar agitado a partir das 15h, quando as pessoas vão para a Guaratubanda. Na estrada, movimento das 15h às 22h.

– Terça-feira (12) – até 9h, grande número de pessoas volta da Guaratubanda. O movimento de retorno para as casas é maior das 10h até 24h.

– Quarta-feira (13) – maior movimento nas estradas das 7h às 20h.