As escolas da rede estadual de educação já têm disponíveis mais R$ 4 milhões, referente a segunda cota do programa Fundo Rotativo. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação para materiais de consumo nas escolas.

Até o final do ano, o Governo do Estado vai liberar mais de R$ 60 milhões pelo Fundo Rotativo para a manutenção e outras despesas relacionadas à atividade educacional das escolas do Paraná. Com os recursos, as escolas podem comprar diretamente materiais necessários para o dia a dia das atividades.

“Essa cota é destinada à compra de materiais de limpeza, de expediente, lâmpadas e outras necessidades básicas”, afirma o coordenador de Apoio Financeiro da Rede Escolar, Manoel José Vicente.

O dinheiro é administrado pela própria escola, após aprovação do plano de aplicação pela comunidade escolar – representada pelo Conselho Escolar e pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF). Ainda serão liberadas, até o fim de 2013, mais oito parcelas da cota normal de consumo.

CONSULTA ESCOLAS – A população pode acompanhar a gestão das escolas da rede estadual do Paraná e saber como diretores e diretoras estão aplicando os recursos do Fundo Rotativo.

Para acompanhar as despesas da escola basta acessar a página www.consultaescolas.pr.gov.br. O cidadão seleciona o município do Paraná e escolhe em uma lista a escola a ser consultada. Para cada uma delas a ferramenta apresenta uma série de tópicos, desde recursos humanos até os investimentos recebidos, como merenda e reparos.