Comitivas do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA visitaram nesta sexta-feira (26), em Curitiba, as obras do Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada. Os participantes circularam pelo canteiro de obras e verificaram evolução dostrabalhos. Também foi exibido um vídeo pelo arquiteto Carlos Arcos sobre o andamento e o cronograma das obras

O consultor de Estádios da FIFA, Charles Botta, veio de Zurique para a visita, acompanhado do gerente geral de Estádio, Roberto Siviero, do consultor especial de Estádios do COL, Fábio Carvalho, e do representante do COL/FIFA no Paraná, João Caetano. “Lembro que o prazo da FIFA para a entrega do estádio é dezembro de 2013, sem possibilidade de prorrogação”, disse Botta. “Estou satisfeito com o que vi hoje nesta visita, principalmente pela qualidade do trabalho apresentado”, concluiu.

O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, participou da visita e falou sobre o andamento das obras. “Fiquei impressionado com o ritmo dos trabalhos e os avanços que foram feitos. As seis torres já saíram, eliminando os pontos cegos”, disse Mario Celso. “Todos os contratos já foram feitos e as obras estão sendo executadas em todos os setores”, informou.

O secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, disse que já foram concluídas as negociações para as desapropriações e apenas uma casa aguarda a liberação por parte do juiz para autorizar a liberação de posse. “Odinheirojá foi depositado”, informou.

O arquiteto Carlos Arcos falou sobre o percentual já alcançado. “O total da obra executada chegou a 63,7% no início deste mês de abril. Estamos acelerando o trabalho para concluir dentro dos prazos fixados”.

O prédio de três pavimentos localizado na Rua Buenos Aires, que pertencia ao Exército Brasileiro e foi negociado em permuta com o Clube Atlético Paranaense, deve ser demolido nos próximos dias. O novo Centro de Imprensa, que será construído no setor Madre Maria dos Anjos, deve ficar pronto até 15 de outubro de 2013.

A mesma equipe de estádios do COL/FIFA retornará à Curitiba em agosto para uma nova avaliação. No mês de setembro virá uma delegação com maior número de integrantes para uma visita oficial de inspeção.

Também participaram da visita o diretor de Marketing do Clube Atlético Paranaense, Mauro Holzmann, as engenheiras Zelinda do Rosário e Susana Lins Costa; os engenheiros Rafael Muller, da Secopa, e Reginaldo Mendes Junior, da Secretaria Municipal de Urbanismo; Giuseppe Rizzello, da Arena Seguros; o engenheiro José Ignácio e o assessor da Secopa Estadual, Marco Antonio Abdanur.