Para amenizar as filas de embarque no ferryboat, em Guaratuba, durante o feriado de Carnaval o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou ações de revezamento no local. O órgão vai ampliar o controle da operação do ferryboat com mais fiscais acompanhando o trabalho do Consórcio Travessia de Guaratuba (CTG).

De acordo com o diretor geral Nelson Leal Junior, os motoristas receberão uma tabela que contém horários mais tranqüilos. “Cada dia da semana agora neste período de carnaval nós vamos entregar esta tabela na praça de pedágio para que eles evitem alguns horários de pico e fazer travessia em horários alternativos”, explicou o diretor em entrevista à Banda B.

Os técnicos do DER fizeram o levantamento dos melhores horários de travessia, levando em conta a média histórica dos feriados de carnaval e a movimentação no último réveillon. A estimativa é que desçam ao Litoral cerca de 150 mil veículos neste feriado e que mais da metade destes veículos utilizem o ferryboat.
Leal Júnior também destacou as ações do governo do estado que penalizaram a concessionária por não cumprir o contrato do ferryboat. “Foram 43 autuações do ano passado para este ano. Tivemos também a redução da tarifa para R$ 4,80 e isso também foi uma autuação porque a cada carro que passa lá o valor é reduzido”, aponta o diretor.

O contrato de concessão do ferryboat prevê a passagem de 12 mil veículos por dia pelas balsas. Na virada do ano, o número superou os 20 mil veículos, sendo 70% superior ao teto do contrato. “Agora depois do carnaval eles vão nos apresentar um plano de trabalho e ao longo deste ano vamos fazer cobrança efetiva deste plano. Se eles não cumprirem nós vamos fazer a rescisão deste contrato com esta empresa”, alerta o diretor da DRE.

Veja a tabela dos horários do ferryboat: